[weglot_switcher]

Herberto Jesus nomeado para presidência do conselho diretivo do Iasaúde

A Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil confirmou ainda que vai ser criada uma Direcção Regional de Saúde.
26 Novembro 2019, 08h27

A presidência do conselho diretivo do Instituto de Administração de Saúde da Madeira (Iasaúde) vai estar a cargo de Herberto Jesus, confirmou a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil (SRS).

A Herberto Jesus junta-se ainda Bruna de Gouveia como vice-presidente e Bruno de Freitas como vogal.

“Mais informamos que estão a decorrer todos os procedimentos processuais subjacentes à apresentação de uma nova estrutura orgânica que vá ao encontro das atuais necessidades em matéria de saúde pública na região”, diz a Secretaria Regional.

A secretaria diz ainda que está ainda prevista a criação de um Direcção Regional de Saúde (DRS) que terá como intuito “regulamentar, orientar e coordenar” as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, “definir as condições técnicas para a adequada” prestação de cuidados de saúde, “planear e programar “a política regional para a qualidade no sistema de saúde, bem como “assegurar a elaboração e acompanhar e monitorizar a execução” do Plano Regional de Saúde e das relações nacionais e internacionais da SRS.

A SRS sublinha que a direcção do Iasaúde, dirigida por Herberto Jesus, vai “manter o normal funcionamento do Instituto até que seja criado, juridicamente,” a nova Direção Regional de Saúde.

“Com a criação da DRS as competências em matéria de planeamento, saúde pública e exercício dos poderes de autoridade de saúde passarão a ser assumidas por esta entidade, mantendo-se o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, como entidade gestora do Sistema Regional de Saúde”, explica a SRS.

Depois de cumpridas todos os procedimentos, tanto para o Iasaúde como para o Serviço de Saúde Regional (SESARAM), Rita Andrade, antiga secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, e Cátia Ferreira Castanha “irão assumir outras funções”, mas até lá ficam nomeadas para o Gabinete do secretário regional de Saúde e Proteção Civil.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/servico-nacional-de-saude/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”705″ slug=”servico-nacional-de-saude” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/servico-nacional-de-saude/thumbnail?version=1572956271734&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.