[weglot_switcher]

Hipoges compra empresa de servicing italiana Axis

O servicer Hipoges que em 2018 participou com o fundo KKR na compra ao Novo Banco de 1.750 milhões em crédito malparado, designado de Nata I, acaba de se expandir para Itália.
15 Junho 2021, 11h09

A Hipoges Iberia especializada na gestão de distressed assets (ativos problemáticos dos bancos, como carteiras de malparado e imóveis) anunciou a compra de participação maioritária na Axis S.p.A, uma plataforma italiana de servicing, com escritórios em Roma e Milão e mais de 2.000 milhões de euros de ativos sob gestão (residential, commercial & consumer loans). Para o grupo, que já opera em Portugal, Espanha e Grécia, esta aquisição representa 12 novos portfólios sob gestão e a soma de 30 colaboradores aos seus atuais cerca de 800.

O servicer Hipoges participou com o fundo KKR na compra ao Novo Banco de 1.750 milhões em crédito malparado, designado de Nata I em 2018.

A Axis S.p.A foi fundada em 2019 por Alessandro Celi e um grupo de managers experientes no negócio de servicing de NPLs e UTP em Itália, tendo-se destacado num muito curto espaço de tempo.

“Com a aquisição da Axis, a Hipoges pretende estabelecer e alargar rapidamente a sua atuação em Itália, mercado que considera chave para a sua expansão europeia e ser capaz de oferecer aos seus clientes uma plataforma única com a mesma qualidade, dedicação e profissionalismo que caracterizam os seus 10 anos de história nos mercados português, espanhol e grego”, acrescenta a Hipoges que em Portugal tem na gestão António Nogueira Leite.

Em comunicado, Alessandro Celi afirma que “foi um bom negócio para todos os envolvidos. A Hipoges entrará no mercado italiano de servicing de forma rápida, fluída e com uma plataforma escalável, (…) os acionistas da Axis obtiveram um retorno justo e (…) a atual equipa de gestão da Axis, que mantém uma participação minoritária, mas significativa, irá beneficiar da relação com os outros países europeus onde a Hipoges tem sede e já demonstrou uma grande capacidade de crescimento em termos de volume, diversificação e nível de serviços (…).”

Para a Hipoges, a aquisição da Axis representa um novo marco no estabelecimento de uma plataforma verdadeiramente pan-europeia e “confirma o seu forte foco ao nível da expansão geográfica e de produtos, em busca dos melhores parceiros operacionais que partilhem da mesma visão e valores”.

A Hipoges presta serviços de gestão de ativos, tais como consultoria no processo de avaliação e compra de carteiras, consultoria na elaboração de processos, implementação de ferramentas de gestão, soluções de gestão para diversos tipos de ativos e investimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.