[weglot_switcher]

Homenagear a arte e a natureza, no Alentejo

A Herdade do Freixo está localizada no Redondo, Alentejo. É um paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras embelezam a paisagem e as vinhas crescem em solo de xisto e granito. Aqui nascem grandes vinhos, estagiados numa adega ímpar. 
23 Outubro 2021, 11h00

A Herdade do Freixo Fica no Redondo, Alentejo. É um paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras embelezam a paisagem e onde as vinhas crescem em solo de xisto e granito. Aqui nascem grandes vinhos, estagiados numa adega ímpar, a 20 metros de profundidade, com um design único e arrebatador, design esse que “veste” o novíssimo topo de gama ART Herdade do Freixo tinto 2016.

O ART Herdade do Freixo tinto 2016 pretende homenagear todas as formas de arte, sobretudo a da natureza. Este vinho premium resulta das melhores uvas da Herdade do Freixo, das castas Petit Verdot (50%), Touriga Nacional (40%) e Alicante Bouschet (10%). Estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês (500 L) de tosta fina, preservando a fruta e a elegância, potenciando a expressão do caráter do terroir. Após o estágio, seguiram-se três anos de maturação na cave.

O ART Herdade do Freixo tinto 2016 é perfeito para partilhar momentos especiais com  os amigos e a família. Foram produzidas 3.250 garrafas, disponibilizadas no mercado em caixas de madeira de duas garrafas de 0,75cl, com um preço médio estimado por garrafa de 75€.

A primeira edição do ART foi apresentada à imprensa no restaurante Feitoria, em Lisboa, tendo sido aproveitada a altura para apresentar também as novas colheitas de Freixo tinto Reserva 2017 e Family Collection tinto 2017, o Freixo branco Reserva 2018 e o Freixo rosé Special Edition 2020 fizeram-lhe companhia. O chef João Rodrigues preparou um menu excecional e cada um dos pratos harmonizou na perfeição com os vinhos, atestando o seu potencial gastronómico.

Depois do sucesso da colheita de 2016, com os tintos Reserva, a Herdade do Freixo lança agora as colheitas de 2017 do Reserva e do Family Collection. O Freixo tinto Reserva 2017 é o vinho mais reconhecido da Herdade do Freixo. Muito amplo, bem estruturado e atrativo, revela notas terrosas, frutos vermelhos e de baga, é especiado e deixa um final fresco e prolongado.

No seguimento do sucesso dos vinhos brancos da herdade, o Freixo Alvarinho 2020 foi o monovarietal selecionado para saudar a imprensa convidada, surpreendendo pela sua frescura e carácter. Nos blends destaca-se o Freixo branco Reserva 2018 que, segundo Roger Voss na “Wine Enthusiast” , é ideal para beber a partir de 2022: “Com um período de envelhecimento em madeira, este branco apresenta grande riqueza, combinando especiarias com um sabor fresco a ananás. Apresenta uma excelente combinação de tostado e fruta jovem. Beber a partir de 2022”.

Lançado em Julho de 2021, o Freixo rosé Special Edition 2020 é o primeiro vinho de uma nova gama, que evoluirá para o lançamento de um branco de Riesling e um tinto de Petite Sirah durante o ano de 2022. É um rosé premium com origem no mosto lágrima, sem prensagem, das melhores uvas de Touriga Nacional da Herdade do Freixo. É um vinho muito delicado, fresco, floral, longo e elegante. Perfeito para inesquecíveis momentos de convívio. Os vinhos estão disponíveis nas melhores garrafeiras do país, no El Gourmet do El Corte Inglés e nas lojas Apolónia, no Algarve.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.