Horizonte 2020: Portuguesa Vision Box recebe mais de 2 milhões de euros

A Comissão Europeia divulgou os últimos resultados do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que distribuiu 100 milhões de euros a mais 69 PME de 21 países, entre os quais Portugal.

Em Portugal, a empresa beneficiária é a Vision Box – Soluções de Visão por Computador, com sede em Carnaxide. O seu projeto (Smart-Trust) apresenta um vetor tecnológico para identificação móvel que aumenta drasticamente a fiabilidade e os níveis de confiança da verificação da identidade nas fronteiras europeias, aumentando deste modo a segurança dos Estados-Membros. Este é um exemplo do envolvimento das PME na investigação e no desenvolvimento no domínio da segurança.

Nesta fase do Instrumento PME, cada projeto pode receber até 2,5 milhões de euros (5 milhões para projetos no domínio da saúde) para financiar atividades de inovação como a demonstração, o ensaio, a fase-piloto, a fase de expansão e a miniaturização, para além de desenvolver um plano de negócios sólido.

Em pouco mais de dois anos, o Instrumento já financiou várias dezenas de PME portuguesas inovadoras com mais de 15 milhões de euros. E num futuro próximo, Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável por este instrumento financiado pelo Horizonte 2020, assegura que “estes resultados podem progredir”, deixando por isso um desafio para outras PME portuguesas “arriscarem e concorrerem a este Instrumento que oferece grandes oportunidades. Com o apoio do Horizonte 2020, a UE ajuda as PME inovadoras, fundamentais para a criação de novos postos de trabalho, mais investimentos e maior crescimento económico em Portugal”.

Desde o lançamento do programa a 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas 710 PME para financiamento ao abrigo da Fase 2 do Instrumento PME, 9 das quais portuguesas. A próxima data-limite é 18 de outubro de 2017.

Recomendadas

Pactos Setoriais entre Governo e Clusters representam mais de um milhão de empregos

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira representa o Governo neste protocolo e prepara-se para anunciar que em termos de emprego nacional, “verifica-se uma contribuição destes Clusters em cerca de 1.045.000 postos de trabalho, envolvendo ativamente um de conjunto de 748 empresas associadas e cerca de uma centena de entidades do Sistema de Investigação e Inovação”.

Confiança dos empresários alemães aumenta pela primeira vez em seis meses

O ifo Business Climate Index subiu em março, de 98,7 para 99,6 pontos. Este é o primeiro aumento após seis quedas sucessivas. As empresas estão um pouco mais satisfeitas com a sua atual situação de negócios, e estão decididamente mais otimistas em relação aos negócios nos próximos seis meses.

Saiba se o seu município lhe oferece um desconto no IRS

O prazo para a entrega da declaração de IRS começa na próxima segunda-feira, dia 1 de abril, e estende-se até 30 de junho.
Comentários