[weglot_switcher]

Hotelaria nacional cresce em todas frentes em dezembro: ocupação e preços a subir

Em dezembro último, o preço médio por quarto ocupado fixou-se nos 77 euros, evidenciando um crescimento de 8% face ao período homólogo. Os destinos turísticos Minho, Viseu e Oeste registaram os maiores crescimentos.
9 Fevereiro 2018, 14h45

Em dezembro de 2017 a hotelaria nacional registou um crescimento nos três principais indicadores com a Taxa de Ocupação (TO) a crescer 3,2 pontos percentuais (p.p), o preço médio por quarto ocupado (ARR) a aumentar 8% e o preço médio por quarto disponível (RevPAR) a subir 16%.

Sobre estes números dos HP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da hotelaria nacional, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal detalha ainda que em dezembro do ano passado, a taxa de ocupação quarto em Portugal cresceu 3,2 p.p., em comparação com dezembro de 2016, atingindo os 47%.

Estes resultados registados em dezembro último, para Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, são “interessantes nos principais indicadores” e analisando por destinos turísticos, acrescenta “não existirem surpresas”. “A Madeira foi o destino que melhor resultado teve em taxa de ocupação (62%); já em preços, destaque para a performance de Lisboa (95 euros) e ainda no RevPAR (55 euros). Também em preços, mas em variação homóloga, de salientar o crescimento muito expressivo do Minho. É claro que em termos absolutos os resultados demonstram que estamos em plena época baixa”., conclui a responsável.

Ainda sobre os destinos turísticos, importa reter que se destaca o Alentejo num crescimento de 8 p.p., seguido do destino Estoril/Sintra, com uma subida na ordem dos 5,7 p.p. e ainda o Minho, que registou um aumento de 5,1 p.p..

Quanto ao ARR (preço médio por quarto ocupado) fixou-se nos 77 euros, evidenciando um crescimento de 8% face ao período homólogo. Os destinos turísticos Minho, Viseu e Oeste registaram os maiores crescimentos em variação neste indicador, com aumentos de 4%, 13% e 12%, respetivamente. )Por categorias, as unidades três estrelas foram as que mais cresceram, tendo registado um aumento de 12%.
 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.