[weglot_switcher]

Huawei foi excluída do 5G do Reino Unido devido a pressão americana, diz antigo ministro britânico

“Não teve nada a ver com segurança nacional”, afirma Vince Cable, citado pela Euractiv, contrariando os argumentos invocados por Boris Johnson quando em 220 baniu a empresa chinesa da construção da rede de 5G no país.
15 Janeiro 2022, 19h53

O antigo ministro dos Negócios e Indústria de David Cameron, Vince Cable, lançou esta segunda-feira mais uma acha para a polémica em torno da exclusão da Huawei do 5G, ao afirmar que a decisão do Reino Unido de banir a operadora chinesa da construção da rede no país deveu-se à pressão do governo norte-americano.

“Não teve nada a ver com segurança nacional”, afirmou num evento citado pela rede de media Euractiv.

Em julho de 2020, o governo de Boris Johnson alegou novas informações produzidos pelo National Cyber ​​Security Center (NCSC) ao anunciar que as operadoras de telecomunicações teriam de parar de comprar equipamento à Huawei até ao final do ano, devendo retirar o equipamento da empresa chinesa da sua infraestrutura até 2027.

A decisão foi tomada pouco depois de os Estados Unidos imporem sanções contra a Huawei, invocando argumentos de segurança nacional.

“Se a Grã-Bretanha tivesse mantido o 5G, estaríamos agora na vanguarda dos países que usam as tecnologias mais avançadas. E não estamos”, afirmou ainda Vince Cable, citado pela Euractiv.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.