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IA e IoT acompanham os grandes lançamentos das marcas de automóveis

Os novos lançamentos das marcas de elétricos e plug-in fazem-se com a Inteligência Artificial (IT) e a Internet of Things (IoT) que está presente nas vendas, pós vendas, assistência, seguros, condução e segurança ativa e passiva.
12 Setembro 2019, 07h34

A IA estará presente em todas as áreas dos automóveis elétricos e eletrificados, sustenta Ricardo Oliveira, da World Shopper. Um exemplo típico é o caso da resposta a emails onde alguns concessionários já utilizam “bots” assistidos por IA para responder aos clientes. “A proliferação de “portas de entrada” dos clientes nas empresas impede que o relacionamento seja gerido exclusivamente por humanos. No após venda, a IA poderá, entre outras tarefas, apoiar os técnicos em ações de formação, no diagnóstico de avarias e na orçamentação. Na condução, a partir do Nível 3 (o carro realiza algumas tarefas sozinho mas não prescinde da vigilância e do eventual recurso ao condutor humano) de autonomia, os sistemas A.D.A.S. (Advanced Driving Assistance Systems) serão cada vez mais dependentes da IA”, frisa o gestor.

Lançamentos
E é com base em muita que todas as marcas anunciam novos produtos quase diariamente. “Todas as marcas do Groupe PSA vão alargar de forma significativa a oferta que disponibilizamos ao mercado com a introdução dos modelos eletrificados”, afirma Jorge Magalhães, diretor de comunicação do grupo PSA. Nos 100% elétricos haverá o DS 3 Crossback E-Tense e o novo Peugeot 208 elétrico (chegam ambos no último trimestre) e no início do próximo ano a tecnologia alarga-se ao novo Peugeot 2008 e ao novo Opel Corsa-e. Esta tecnologia de nova geração de zero emissões permite autonomias até 450 km (em ciclo NEDC) e 340 km (WLTP). Nos híbridos plug-in haverá o DS 7 Crossback E-Tense (último trimestre) e logo a seguir com os Peugeot 3008, 508 e 508 SW e Opel Grandland. Em 2020 alarga-se ao SUV Citroën C5 Aircross. Permitirá autonomias em modo 100 elétrico e zero emissões superiores a 50 km (modo NEDC) e 40 km (WLTP). Também em 2020 surgirá uma versão elétrica do novo furgão Opel Vívaro e arrancará a produção da nova geração Mokka, que terá, também, uma versão elétrica. Até 2021 haverá 7 modelos elétricos e 8 Plug-in a gasolina disponíveis nas gamas Peugeot, Citroen, DS e Opel; em 2021, 50% das gamas estarão eletrificadas; e em 2025 estarão 100%.
A Renault revelou em meados de junho a nova geração do Zoe com uma bateria de 52 kW e uma autonomia em ciclo WLTP de 390 km. O Kangoo Z.E. e o Master Z.E têm uma bateria se 33 kW com autonomias de respetivamente 200 km e 120 km em ciclo WLTP. Até 2022 a Renault vai lançar, em todo o mundo, 8 modelos elétricos e 12 modelos eletrificados. O novo Clio será o primeiro automóvel híbrido da Renault e será seguido, em 2020, pelo Captur e pelo Mégane sendo que estes serão híbridos plug-in.
Atualmente a gama ecológica da Hyundai conta com o IONIQ, disponível nas versões hybrid, plug-in hybrid e electric e ainda o KAUAI já disponível na versão electric e que este passará a contar também com a versão hybrid. A motorização 48v (mild-hybrid), já disponível para o Hyundai Tucson e o fuel cell – Hyundai Nexo – completam a gama ecológica da Hyundai. Até 2021, 60% da gama Hyundai será composta por motorizações ecológicas.
Na Kia foram lançados o eSoul Mid Range, de 39,2 kW/h e 277 km em ciclo combinado; o eSoul Long Range de 64 kW/h e 452 km em ciclo combinado; o eNiro Mid Range de 39,2 kW/h e 289 kms ciclo combinado; e ainda o eNiro Long Range de 64 kW/h e 455 km em ciclo combinado. O próximo lançamento será o Kia CEED SW PHEV em Janeiro 2020 seguindo-se toda a gama CEED. Depois todas as gamas Stonic, Sportage, Sorento irão receber cada vez mais modelos híbridos, híbridos plug-in e/ou elétricos. Já hoje a Kia comercializa o Kia Niro HEV e PHEV e Kia Optima SW PHEV.
No grupo alemão da BMW foram lançados os i3 120Ah, com capacidade bruta da bateria de alta tensão de 42,24 kWh e autonomia 100% elétrica até 310km; o BMW 745e, de 12 kWh e autonomia 100% elétrica até 50km; ainda o BMW 745Le xDrive, de12 kWh e autonomia 100% elétrica até 45km; o BMW 330e Sedan de 12 kWh e autonomia 100% elétrica até 59km; o BMW X5 xDrive45e de 24 kWh e autonomia 100% elétrica até 87km. Da lista consta ainda o BMW 530e Sedan de 12 kWh e autonomia 100% elétrica até 57km; e a terminar o BMW 225xe Active Tourer de 10 kWh e autonomia 100% elétrica até 53km.
A Volkswagen tem dois modelos no mercado, o e-up! bateria de 18,7 kWh autonomia de 160km; e o e-Golf, bateria de 35,8 kWh e autonomia de 231 km. A Audi lançou em abril o SUV e-tron, com bateria de 95 kWh e autonomia de 417 km. A VW lançará a família ID, cujo primeiro modelo será o ID.3. Com bateria de 62 kWh deverá ter uma autonomia de 437 km, enquanto a versão com bateria maior percorrerá 550 km. Os híbridos “plug-in” são o Passat e o Golf, com 55 km de autonomia elétrica. Na Audi, o e-tron Sportback chegará no final do ano, com a mesma tecnologia do atual e-tron. Seguir-se-á o Q4 e-tron. Os híbridos “plug-in” chegarão até fim do ano, A6, A7, A8 e Q5 que combinam motor a gasolina com elétrico cuja autonomia é de 40 km. A Skoda, antes da ofensiva elétrica de 2021, põe no mercado no início de 2020, o pequeno Citigo iV elétrico com bateria de 36,8 kWh e 265 km autonomia, a que se junta o primeiro “plug-in” da marca, o Superb iV (55 km de autonomia em modo elétrico).
No grupo FCA o plano prevê até 2022 um investimento global de 45 mil milhões de euros no desenvolvimento de novos produtos dos quais 9 mil milhões de euros para veículos elétricos. Para os próximos cinco anos estão planeados lançar 30 novas versões. Essas versões incluem propostas mild-hybrid, híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos puros. As apostas mais imediatas apresentadas no plano de investimentos até 2022 serão o Fiat 500 BEV e uma versão mild hybrid do Fiat Panda. Da Jeep será lançado no início de 2020 o Renegade PHEV e de seguida o Jeep Compass PHEV. Na Alfa Romeo, estão a iniciar as atividades de produção do novo Alfa Romeo CUV a ser produzido com a tecnologia PHEV. E para a Fiat Professional está previsto o lançamento da Fiat Ducato 100% elétrica.
A marca Lexus lançou dois importantes modelos este ano, o executivo Lexus ES e o crossover de segmento o UX. Ambos os modelos utilizam baterias de hidretos metálicos de níquel.

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