[weglot_switcher]

IAsaúde confirma caso de sarampo na Madeira

Trata-se de uma cidadã proveniente do Reino Unido, de 45 anos, não vacinada. Autoridades regionais alertam para a importância da vacinação.
  • Shrikesh Laxmidas
9 Agosto 2018, 17h55

O presidente do conselho directivo do Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE), Herberto Jesus, acaba de confirmar um caso de sarampo na Região. Trata-se de uma cidadã portuguesa residente no Reino Unido, de 45 anos, não vacinada.

O caso estava a ser acompanhado, desde quarta-feira, pelo Sesaram Serviço em articulação com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.  A paciente encontra-se internada com um quadro clínico estável.

O Serviço Regional de Saúde volta a alertar para o facto de o sarampo ser contagioso, “podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados”.

Taxa de cobertura vacinal entre os 97% e os 99%
Na Região Autónoma da Madeira, a cobertura vacinal em relação ao sarampo é, segundo o Serviço Regional de Saúde, muito elevada, situando-se entre os 97 e os 99% nas idades de referência.

A vacinação é a principal medida de prevenção do sarampo, é gratuita e administrada em todos os Centros de Saúde da Madeira, de acordo com o Plano Regional de Vacinação e o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, sendo a vacinação recomendada para as crianças dos 12 meses e aos 5 anos e para os adultos nascidos a partir de 1970, “sem história credível de sarampo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.