[weglot_switcher]

Iberdrola assina acordo de 2,3 mil milhões de euros para construir primeira fábrica de hidrogénio verde na Península Ibérica

Com potência suficiente para atingir os mil megawatts (MW), o local exato onde a fábrica estará localizada ainda continua por divulgar, ainda que esteja certo que será na Península Ibérica.
2 Dezembro 2021, 15h52

A energética espanhola deu mais um passo rumo à descarbonização. Desta feita, anunciou um acordo com a H2 Green Steel, para concretizar um investimento de 2,3 mil milhões de euros naquela que será a primeira fábrica de hidrogénio verde na Península Ibérica, avança o “El Economista”, esta quinta-feira.

Com potência suficiente para atingir os mil megawatts (MW), a nova fábrica contará com um forno de redução direta de aço, movido a combustível limpo e com capacidade para produzir dois milhões de toneladas de aço verde puro, o que significa uma redução de 95% nas emissões de CO2.

O local exato onde a fábrica estará localizada ainda continua por divulgar, ainda que esteja certo que será na Península Ibérica. Os locais que estão a ser avaliados, têm acesso a energias renováveis, bem como toda a estrutura necessária para operar o negócio de hidrogénio e aço verde com sucesso, garantem as duas empresas. O inicio da produção está apontado para 2025.

“Estamos orgulhosos e satisfeitos com a parceria com a Iberdrola para expandir a produção de aço verde. A produção de hidrogénio verde em grande escala será essencial para a transição da indústria pesada para formas de operação mais sustentáveis. Partilhando o objetivo comum de redução de emissões em indústrias que são difíceis de descarbonizar, começando pelo aço na Europa, propomos uma abordagem verdadeiramente global e inovadora para a produção de hidrogénio verde. Iberdrola traz uma experiência inestimável, tecnologia e know-how técnico, que nos permitirão dimensionar os nossos projetos de aço verde “, cita a publicação espanhol as declarações de Henrik Henriksson , presidente-executivo da H2 Green Steel.

Por sua vez, Aitor Moso, diretor de negócios da Iberdrola, afirma que “o hidrogénio verde será uma tecnologia crítica na descarbonização de processos industriais pesados, como na produção de aço. Projetos inovadores como este ajudarão a acelerar a comercialização de eletrolisadores maiores e mais sofisticados, tornando o hidrogénio verde mais competitivo”.

“Com acesso a fontes renováveis ​​de baixo custo fornecimento de energia e mão de obra altamente qualificada, a Península Ibérica pode ser essencial para que a Europa assuma a liderança mundial no desenvolvimento desta tecnologia verde”, concluiu o responsável da Iberdrola.

A Iberdrola ficará responsável por fornecer a energia renovável para a fábrica, enquanto a produção de aço verde derretido e todos os processos metalúrgicos subsequentes serão operados e de propriedade da H2 Green Steel. Da mesma forma, as duas empresas estudarão a possibilidade de localizar, no mesmo local, uma siderúrgica com capacidade para produzir entre 2,5 a cinco milhões de toneladas de placas de aço verde por ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.