[weglot_switcher]

Iberdrola vai construir central no Algarve e supera os 250 megawatts de energia solar em Portugal

A nova central vai ter uma bateria com14 megawatts de capacidade de armazenamento que vai servir para “estabilizar o sistema e gerir a descarga na rede em momentos de grande procura”.
9 Setembro 2020, 07h50

A Iberdrola vai construir uma central solar de 83 megawatts no Algarve. Esta central foi o único lote vencido pela empresa no leilão de energia solar realizado em agosto dos 12 que estavam a concurso.

Esta central é um projeto híbrido, pois além da produção de energia solar vai ter uma bateria com 14 MW de capacidade de armazenamento da energia produzida, o que “que permitirá estabilizar o sistema e gerir a descarga na rede em momentos de grande procura”.

Com este projeto, a elétrica espanhola passa a ter projetos de 255 MW de solar fotovoltaica em Portugal, com 14 MW de armazenamento em forma de bateria. Já em operação, a empresa tem 92 MW de energia eólica.

Estes 83 MW solares vão juntar-se aos 172 ME conquistados pela empresa no leilão de 2019, com estas centrais a ficarem localizadas nas regiões do Algarve e Vale do Tejo que se encontram atualmente em desenvolvimento”.

“Este ano, num leilão fechado, ficou mais uma vez demonstrada a competitividade das energias renováveis, que representam o principal vetor para se conseguir a descarbonização e eletrificação da economia”, destaca a Iberdrola em comunicado.

Além do solar e eólica, o grupo espanhol continua a construir o complexo hidroelétrico do Tâmega, com a construção de três barragens: Gouvães, Daivões e Alto Tâmega.

No total, este projeto tem uma potência de 1.158 MW num investimento superior a 1.500 milhões de euros. Segundo a empresa, as centrais de Gouvães e Daivões entrarão em funcionamento em 2021, “conforme previsto”.

Este projeto vai aumentar em 6% o total da capacidade de produção de energia elétrica no país e vai fornecer “energia limpa a 440 mil casas portuguesas”.

“A empresa renova assim a aposta no mercado português da eletricidade, onde é líder no segmento de grande consumo e industrial com uma quota de mercado de 28% e uma carteira de cerca de 400 mil clientes de eletricidade e gás. Além disso, a empresa possui a terceira maior fatia de clientes de energia elétrica do país (5,9%) e a segunda maior em consumo (5,7%)”, segundo a elétrica espanhola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.