Iberdrola vai investir 6,5 mil milhões de euros em novos projetos no Brasil

A empresa de energia inaugurou esta sexta-feira uma central hidroelétrica no Baixo Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, que envolveu um investimento de mais de 500 milhões de euros e vai permitir abastecer cerca de um milhão de brasileiros.

A espanhola Iberdrola vai investir cerca de 6,5 mil milhões de euros em novos projetos no Brasil até 2025, para reforçar a oferta de energia no país. A empresa de energia inaugurou esta sexta-feira uma central hidroelétrica no Baixo Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, que envolveu um investimento de mais de 500 milhões de euros e vai permitir abastecer cerca de um milhão de brasileiros.

A central hidroelétrica surge de um investimento foi feito através da subsidiária brasileira da Iberdrola, Neoenergia, que vai permitir regular o fluxo de água das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. A nova barragem tem uma potência de 350 megawatts (MW) e a sua produção será equivalente a cerca de 8% da procura anual de eletricidade do estado do Paraná, onde a central está localizada.

O presidente da Iberdrola, Ignácio Galan, sublinha que o compromisso da empresa com o Estado brasileiro vai levar “nos próximos cinco anos” a um investimento de “cerca de 6.500 milhões de euros em novos projetos no Brasil, para continuar a melhorar o fornecimento de energia elétrica e, assim, a sua competitividade”.

“Esta instalação é benéfica para as Cataratas do Iguaçu, já que contribuirá para a manutenção de um fluxo mínimo necessário. E a isso há que acrescentar muitas outras iniciativas que foram promovidas nas áreas de saúde, educação, infraestruturas e segurança pública para preservar e fomentar o bem-estar da região”, afirma o presidente da Iberdrola, num comunicado a que o Jornal Económico teve acesso.

A empresa dá ainda conta de que esta central hidroelétrica é “mais um exemplo do compromisso da Iberdrola com a redução de emissões”. “Sendo uma tecnologia limpa e eficiente, permite avançar rumo à eletrificação da economia e promover a necessária transformação do setor energético num setor mais sustentável”, nota.

Recomendadas

Recorde no Airbnb. Mais de 4 milhões de pessoas reservaram alojamento numa só noite

10 de agosto foi um dia histórico para a empresa criada em 2008.

Valor gerido por fundos de investimento imobiliário cai 26 milhões de euros em julho

A Interfundos (13,1%), a Norfin (10,4%) e a Square AM (10,3%) detinham as quotas de mercado mais elevadas em julho.

Há outro sindicato em guerra com o Governo, agora por causa da Ryanair

“A partir deste momento, os trabalhadores portugueses ficam a saber que para o Governo português só se podem fazer greves de um ou dois dias”, acusa o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil.
Comentários