O Centro Europeu do Consumidor (CEC) reuniu algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar contrafações na internet.
Há cada vez mais consumidores a comprarem produtos através da internet e a contrafacção de artigos, embora esteja associada aos artigos de luxo, na realidade, abrange todos os produtos: desde medicamentos, peças de automóveis ou cosméticos.
O Centro Europeu do Consumidor (CEC) reuniu algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar contrafações na internet:
- Esteja atento às descrições que acompanham o endereço Web quando pesquisa o produto. Os sites fraudulentos utilizam muitas vezes nomes de produtos seguidos de frases como “barato” ou “portes de envio gratuitos”.
- Verificar a identidade e informação de contacto do vendedor, que deverá aparecer no separador “informação legal”. Compare-o com o registo em WHOIS, DENIC, AFNIC, DNS.PT
- Consulte os comentários dos consumidores sobre o vendedor
- Verifique a autenticidade do selo de certificação do site do vendedor
- Esteja atento se a marca divulgou uma lista dos vendedores oficiais ou se denunciou algum site de contrafação
- Compare preços com a loja oficial
- Compare o logotipo oficial da marca com o logotipo publicado no site electrónico em causa ou no produto apresentado para venda
- Verifique que as condições de venda, respeitam os direitos dos consumidores
- Esteja atento à configuração gráfica do site onde está a adquirir o produto
- Efetue o pagamento com segurança e evite transferências de dinheiro