Este produto é falsificado? Como comprar ‘online’ sem ser enganado

O Centro Europeu do Consumidor (CEC) reuniu algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar contrafações na internet.

Há cada vez mais consumidores a comprarem produtos através da internet e a contrafacção de artigos, embora esteja associada aos artigos de luxo, na realidade, abrange todos os produtos: desde medicamentos, peças de automóveis ou cosméticos.

O Centro Europeu do Consumidor (CEC) reuniu algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar contrafações na internet:

  • Esteja atento às descrições que acompanham o endereço Web quando pesquisa o produto. Os sites fraudulentos utilizam muitas vezes nomes de produtos seguidos de frases como “barato” ou “portes de envio gratuitos”.
  • Verificar a identidade e informação de contacto do vendedor, que deverá aparecer no separador “informação legal”. Compare-o com o registo em WHOIS, DENIC, AFNIC, DNS.PT
  • Consulte os comentários dos consumidores sobre o vendedor
  • Verifique a autenticidade do selo de certificação do site do vendedor
  • Esteja atento se a marca divulgou uma lista dos vendedores oficiais ou se denunciou algum site de contrafação
  • Compare preços com a loja oficial
  • Compare o logotipo oficial da marca com o logotipo publicado no site electrónico em causa ou no produto apresentado para venda
  • Verifique que as condições de venda, respeitam os direitos dos consumidores
  • Esteja atento à configuração gráfica do site onde está a adquirir o produto
  • Efetue o pagamento com segurança e evite transferências de dinheiro
Recomendadas

Já escolheu uma entidade para ‘doar’ 0,5% do seu IRS? Há 4 mil candidatos

Até aqui, este procedimento só era possível pela altura da entrega do IRS, mas, este ano, de modo a facilitar o pré-preenchimento da declaração, o contribuinte já pode escolher qual a entidade que quer ajudar. 

Um dos melhores restaurantes de praia da Europa fica em Portugal

A lista foi elaborada por escritores de viagens do jornal britânico ”The Guardian” que caracteriza o local como sendo ”perfeito para almoços longos ou noites românticas”. Restaurante português figura entre restaurantes na Grécia, Espanha ou Itália.

Adicional ao IMI: Herdeiros têm até ao final do mês para escapar ao imposto

O prazo para os responsáveis das heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao IMI termina na próxima semana. A opção é importante porque pode significar não pagar nada.
Comentários