IGAE apreende 30 mil litros de solução para falsificar grogue em Santiago

Os produtores serão alvos de processos criminais e contraordenacionais, correndo riscos de serem retiradas licenças.

Inforpress

A Inspeção-geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu e destruiu cerca de 30 mil litros de solução para a falsificação do grogue no interior de Santiago, em Cabo Verde.

Segundo uma nota da IGAE, mais de 21 mil litros foram encontrados em Santa Cruz, local onde estão a resistir ao cumprimento da lei do grogue. Os produtores, adianta o documento, serão alvos de processos criminais e contraordenacionais, correndo riscos de serem retiradas licenças.

“A solução é composta de recalda açúcar refinado e água, solução essa que naturalmente não fermenta. Por esta razão é que são introduzidos produtos com carga biológica para provocar a fermentação”, lê-se no documento.

Esta prática, conforme a IGAE, tem afetado “gravemente a saúde pública”, levando a morte “muitas vezes dos jovens e deixando outros completamente doentes e dependentes.”

Por esta razão, e pela salvaguarda da economia nacional e da sustentabilidade, a IGAE assegura que, em conjunto com os seus parceiros – Polícia Nacional e Fiscalização Municipal -, tem feito uma “fiscalização intensiva” e que continuará até à selagem dos alambiques.

Recomendadas

Novo Estatuto dos Militares de Cabo Verde entra em vigor a 1 de janeiro

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, que diz que as Forças Armadas encontram-se num “momento de viragem”.

Seis empresas estrangeiras já se inscreveram na Feira Internacional de Cabo Verde 2020

A FIC decorre entre os dias 18 e 21 de novembro de 2020, na Cidade da Praia. Organizações ainda têm até setembro para fazer a inscrição.

Produção de energia em África vai subir 60% até 2040

O vice-presidente da petrolífera BP para África prevê que a produção de energia no continente suba 60% nos próximos 20 anos, mostrando-se otimista sobre a evolução da indústria nesta região.
Comentários