[weglot_switcher]

Ilhas Marshall reportam primeiros casos de Covid-19 durante segunda vaga mundial

As duas pessoas que testaram positivo chegaram à ilha através de um avião militar e encontrando-se em isolamento desde que chegaram ao pequeno arquipélago perto da Papua Nova Guiné.
29 Outubro 2020, 14h20

Enquanto o mundo ainda está sobressaltado com a primeira vaga de casos e com a segunda já em andamento a ameaçar fechar portas a vários países, as ilhas Marshall permaneceram intocáveis pelo vírus, tendo registado apenas agora os seus primeiros dois casos positivos, avança a “BBC” esta quinta-feira, 29 de outubro.

A publicação avança que se trata de dois trabalhadores de bases norte-americanas que testaram positivos após chegarem de uma viagem ao Hawai, segundo informações disponibilizadas pelo governo do pequeno arquipélago ao largo do Pacífico .

As duas pessoas que testaram positivo chegaram à ilha através de um avião militar e encontrando-se em isolamento desde que chegaram ao pequeno arquipélago perto da Papua Nova Guiné. Desde o passado mês de março, quando a pandemia mostrou sinais de infeções fora da China, que as ilhas Marshall encerraram as suas fronteiras, de forma a proteger a população e a manterem o vírus fora do território.

As autoridades indicaram que os infetados não tiveram contacto com qualquer membro da comunidade e que as medidas de segurança foram impostas a partir do momento em que aterraram. Só no passado mês de julho é que as ilhas Marshall começaram a suavizar as restrições, permitindo a entrada de militares dos Estados Unidos no território, estando obrigados a um período de quarentena de três semanas.

De acordo com a “BBC”, estima-se que apenas Quiribati, Micronesia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu se mantenham distanciados do vírus, uma vez que ainda não reportaram qualquer infeção nos seus territórios.

Apesar do governo não implementar qualquer medida de encerramento do território, foi pedido aos cidadãos para se manterem vigilantes e seguirem as medidas básicas de proteção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.