[weglot_switcher]

‘Impeachment’. No segundo dia de audiências, Trump é acusado de “intimidação de testemunha”

A antiga embaixadora dos EUA em Kiev foi afastada do cargo pelo presidente norte-americano em maio. No segundo dia de audiências, Yovanovitch foi a terceira testemunha a confirmar os atos de corrupção e abuso de poder de Donald Trump
15 Novembro 2019, 18h47

A terceira testemunha a subir à Câmara dos Representantes para a investigação foi a antiga embaixadora norte-americana em Kiev, Marie Iovanovitch. A antiga diplomata que foi afastada do cargo pela Casa Branca em maio passado, disse esta sexta-feira no Congresso, sob juramento, que se se sente intimidada e ameaçada pelo Presidente Donald Trump.

Durante o depoimento público de Iovanovitch na Câmara dos Representantes, o Partido Democrata admitiu acusar o Presidente Trump de “intimidar uma testemunha”, para além das esperadas acusações formais de suborno e obstrução da Justiça.

Na rede social Twitter, Donald Trump, criticou a carreira de longa data da ex-embaixadora: “Por onde quer que Marie Yovanovitch tenha passado,ficou tudo mal. Começou na Somália. Como é que correu? Em seguida, rapidamente, foi para a Ucrânia, onde o novo presidente ucraniano falou de forma desfavorável sobre ela”, escreveu.

A ex-embaixadora, que ocupou representação em Kiev entre 2016 e maio deste ano, acusou o presidente dos EUA de a ter pressionado para sua demissão.

Yovanovitch garantiu que os serviços diplomáticos tem estado em constante degradação nos últimos anos, afirmando ainda que ficou “devastada”  quando soube da conversa de Trump com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, a 25 de julho.

Amtes de Yovanovitch, também prestaram depoimento Bill Taylor, embaixador interino dos EUA na Ucrânia, e George Kent, um secretário de Estado adjunto responsável pela política americana para o país do leste europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.