[weglot_switcher]

Importações aceleram 14,7% em maio à boleia da compra de aviões para a TAP

Foi durante o mês de maio que a TAP recebeu mais um dos seus novos aviões: um Airbus A330neo, o CS-TUI, batizado com o nome de D. Afonso Henriques. Devido a estas compras, as importações a partir de França subiram 60% em maio.
  • Aly Song/Reuters
10 Julho 2019, 11h05

Portugal importou mais 14,7% de bens no mês de maio face a período homólogo. Já as exportações cresceram 8,7% no mesmo período, segundo os dados do INE divulgados esta quarta-feira.

A subida das importações deveu-se principalmente à subida de 27,4% das compras de material de transporte, principalmente a compra de aviões e as importações de combustíveis e lubrificantes (43,2%).

Foi durante o mês de maio que a TAP recebeu mais um dos seus novos aviões: um Airbus A330neo, o CS-TUI, batizado com o nome de D. Afonso Henriques.

A renovação da frota da TAP prevê a compra de 71 novos aviões até 2025. A companhia vai passar a ter 125 aviões na sua frota.

“Cada avião novo da TAP significa, em média, 28 milhões de euros em contribuições e impostos, anualmente, à economia portuguesa. E mais de 750 postos de trabalhos em Portugal”, de acordo com um comunicado da companhia divulgado em maio.

A compra de aviões à Airbus sediada em Toulouse, França, provocaram um aumento de 60,7% das importações gaulesas, devido sobretudo à compra de aeronaves a esta companhia.

Já as exportações aceleraram mais de 8%, devido ao aumento de 22% das exportações de material de transporte, principalmente à venda de “outro material de transporte (maioritariamente aviões)”.

Retirando os combustíveis e os lubrificantes, as exportações subiram 9,9% e as importações aumentaram 11,8%.

O défice da balança comercial de bens atingiu 1.631 milhões de euros em maio, “correspondente a um
aumento de 480 milhões de euros face ao mês homólogo de 2018. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1 197 milhões de euros, registando um aumento do défice de 206 milhões de euros em relação a maio de 2018″.

https://jornaleconomico.pt/noticias/tap-vai-ter-uma-frota-de-120-avioes-446777

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.