[weglot_switcher]

Importações voltam a superar exportações no terceiro trimestre do ano

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as exportações aumentaram 7,6% no terceiro trimestre do ano e as importações de bens subiram 10,9% em termos homólogos.
  • Aly Song/Reuters
9 Novembro 2017, 11h13

As exportações aumentaram 7,6% no terceiro trimestre do ano e as importações de bens subiram 10,9% em termos homólogos. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em setembro, as importações voltaram a superar as exportações, contrariando a tendência registada no mês de agosto.

Em termos homólogos, as exportações aumentaram em setembro 5,8%, impulsionadas pelo aumento de 5% registado nas exportações para os países europeus. Ainda assim, a percentagem de exportações ficou abaixo das importações, que registaram um crescimento na ordem dos 8,1%, fomentadas pela compra de bens e serviços na União Europeia.

O défice da balança comercial de bens foi de 1.181 milhões de euros em setembro de 2017, o que representa uma subida de 180 milhões de euros face a igual período do ano passado.

Se excluirmos os Combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 4,3% e as importações cresceram 7,3%, tendo o défice da balança comercial atingido um saldo negativo de 875 milhões de euros.

No segundo trimestre do ano, entre abril e agosto, as exportações e as importações de bens aumentaram respetivamente 8,0% e 10,8% em relação ao período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.