[weglot_switcher]

‘Imposto Google’ podia render até 60 milhões de euros a Portugal

A previsão do montante baseia-se no estudo de impacto da Comissão Europeia e o peso da economia portuguesa no conjunto da União Europeia.
28 Dezembro 2018, 09h56

O imposto sobre as grandes tecnológicas poderia gerar uma receita fiscal a Portugal entre 15 milhões de euros e 60 milhões de euros, de acordo com as estimativas dos fiscalistas contactados pelo “Jornal de Negócios”.

Na edição desta sexta-feira, o diário de economia refere que este montante se baseia no estudo de impacto da Comissão Europeia e o peso da economia portuguesa no conjunto da União Europeia.

“Capacidade técnica e meios temos. Não sei se é tão importante para nós e se há a necessidade disso. É uma opção política”, refere ao jornal Ana Paula Dourado. A especialista em direito fiscal europeu considera que “os Estados-membros estão a querer fazer isto unilateralmente porque precisam de receitas e estão ligados a pressões populistas”

A criação de uma taxa destinada às GAFA (Google, Apple, Amazon ou Facebook) voltou a estar na agenda mediática depois de o governo francês anunciar que irá taxar em 3% as receitas provenientes da venda de dados, serviços e publicidade destas gigantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.