[weglot_switcher]

Inapa: acionistas têm até 6 de agosto para converterem ações preferenciais sem voto em ações ordinárias

Os acionistas titulares de ações preferenciais sem voto têm cerca de três meses, a partir do próximo dia 9 de maio, para solicitar à Inapa a conversão dos respectivos títulos em ações ordinárias. A conversão das ações foi decidida em assembleia geral realizada em novembro do ano passado.
30 Abril 2019, 18h23

Os acionistas da Inapa têm até o dia 6 de agosto de 2019 para converterem as respectivas ações preferenciais sem voto em ações ordinárias.

Em causa está a conversão das ações preferenciais sem direito de voto em ações ordinárias, que foi acordada em assembleia geral no passado dia 15 de novembro de 2018.

Atualmente, de acordo com o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, o capital social da Inapa encontra-se dividido em 150 milhões de ações ordinárias e cerca de 301 milhões de ações não preferenciais sem voto (300,981,441).

Na assembleia geral, os acionistas acordaram esta conversão “de forma a que cada ação preferencial corresponda a 1,25 ações ordinárias, sendo o número de ações a atribuir objecto de arredondamento por defeito para o número inteiro de ações imediatamente inferior”, lê-se no comunicado.

Isto é, cada ação preferencial (sem voto) vai converter-se em 1,25 ações ordinárias.

Recorde-se que a decisão tomada na assembleia geral viria a ser impugnada judicialmente, o que determinou a suspensão da conversão dos títulos. No entanto, em abril deste ano, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa julgou a ação improcedente, o que viabilizou a concretização da conversão das ações.

Os acionistas titulares de ações preferenciais sem voto deverão solicitar à Inapa a conversão dos seus títulos no prazo de 90 dias, que começa a contar a partir do próximo dia 9 de maio.

“Para este efeito, até ao dia 6 de agosto de 2019, poderão os detentores de ações preferenciais sem voto solicitar à [Inapa] a conversão dessas ações em ações ordinárias”, refere o documento. Para tal, até às 23h59 do próximo dia 6 de agosto, os acionistas interessados deverão seguir os procedimentos previstos aqui.

Após essa data, as ações preferenciais sem voto detidas pelos acionistas preferenciais sem voto que não tenha solicitado a conversão dos títulos dentro do prazo serão convertidas automaticamente em ações ordinárias.

Segundo a página oficial da internet da Inapa, com dados atualizados a 9 de janeiro deste ano, têm participações qualificadas na papeleira a Parpública, com cerca de 50,8 milhões de ações ordinárias e cerca 149 milhões de ações preferenciais sem voto e 33,33% do direito de voto.

Existe uma participação imputável ao Millennium bcp, que corresponde a mais de 12,7 milhões de ações ordinárias, cerca de 121 milhões de ações preferenciais sem voto e 29,77% dos direitos de voto.

A agência de meios Nova Expressão detém 19,8 milhões de ações ordinárias, 1,3 milhões de ações preferenciais sem voto e 4,69% dos direitos de voto.

O Novo Banco não detém quaisquer ações ordinárias, tendo mais de 27,5 milhões de ações preferenciais e detém 6,11% dos direitos de voto. O Novo Banco passou a deter direitos de voto desde 2014, porque até então a Inapa deixou de pagar dividendos.

De acordo com os estatutos da Inapa, os direitos de voto dos acionistas estão limitados a “um terço da totalidade dos votos correspondentes ao capital social”.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/bcp-disponivel-para-vender-participacao-de-297-na-inapa-397078

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.