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Inapa passa de lucros a prejuízo de 8,4 milhões de euros até junho

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) recorrente foi de 10,8 milhões de euros, correspondendo a 2,1% das vendas, recuando 23,7% face ao semestre homólogo de 2019.
28 Setembro 2020, 07h30

A Inapa teve um prejuízo de 8,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que compara com o lucro de 100 mil euros no semestre homólogo de 2019, tendo as vendas subido 22,5%, anunciou a empresa ao mercadp.

O relatório e contas, divulgado sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), refere que “os resultados consolidados antes de impostos situaram-se nos 9,4 milhões de euros negativos”, já as vendas registaram um aumento homólogo de 22,5% para os 519 milhões de euros.

No relatório e contas é dito que “o imposto sobre o rendimento ascendeu a 1,0 milhão de euros, dos quais cerca de 0,7 milhões de euros são relativos a impostos correntes e 1,7 milhões de euros são relativos a impostos diferidos, levando a um resultado líquido negativo no 1.º semestre de 2020 de 8,4 milhões de euros”.

“O volume de negócios da Inapa ascendeu a 519,0 milhões de euros, um crescimento de 22,5% face a igual período do ano passado”, refere a Inapa, acrescentando que as vendas de papel em toneladas tiveram um aumento de 34,3%.

A evolução destes indicadores reflete, por um lado, o impacto da pandemia de covid-19, com os indicadores da procura de papel na Europa a registarem, a partir de meados de março de 2020 “uma descida significativa face a igual período de 2019”, e, por outro, “o impacto positivo da aquisição da Papyrus Deutschland, cuja integração teve efeitos apenas a partir de 1 de agosto de 2019”, diz a empresa liderada por Diogo Rezende.

O comunicado dos resultados diz que, nos primeiros seis meses de 2020, “as vendas relacionadas com os negócios complementares de embalagem, comunicação visual e consumíveis de escritório registaram um decréscimo de 6% comparativamente com o 1.º semestre de 2019, tendo a área da comunicação visual sido a mais penalizada pelo surto Covid-19 devido ao adiamento generalizado de eventos e feiras”.

“As imparidades dos saldos de clientes ascenderam no 1.º semestre de 2020 a 0,9 milhões de euros, representando 0,2% das vendas. No contexto atual da crise provocada pelo surto pandémico covid-19, a Inapa reforçou a monitorização dos riscos, seguindo estritos procedimentos internos de controlo de crédito da sua carteira de clientes, trabalhando sempre em articulação próxima com a seguradora de crédito do grupo”, lê-se na informação enviada à CMVM.

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) recorrente foi de 10,8 milhões de euros, correspondendo a 2,1% das vendas, recuando 23,7% face ao semestre homólogo de 2019.

Em termos absolutos o EBITDA caiu 38%, em termos homólogos, para os 8,4 milhões de euros, tendo correspondido a 1,6% das vendas.

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