[weglot_switcher]

Incêndios: Governo estima prejuízos de quase 500 milhões de euros

Os incêndios que assolaram as regiões de Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande causaram prejuízos avaliados pelo Governo em 497 milhões de euros.
  • Rafael Marchante/Reuters
3 Julho 2017, 12h20

De acordo com um relatório do Governo, os incêndios que assolaram a zona centro do país causaram prejuízos estimados de 497 milhões de euros, afirma a RTP, que diz ter tido acesso a este documento. Ainda de acordo com o mesmo documento, os incêndios afetaram 481 casas, sendo 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 habitações devolutas, que, conjuntamente representam, um total de 27 milhões de euros. Nestes incêndios perderam a vida 64 pessoas.

Distribuídos entre danos e necessidades de intervenção, dos 497 milhões de euros de prejuízos totais, 193 milhões dizem respeito a danos imediatos, que exigem uma resposta de emergência, diz a RTP, citando este relatório, para repor as condições básicas para que os cidadãos possam retomar as suas vidas normais.

Os danos imediatos dos incêndios, que correspondem a 38% do total, repartem-se pelas questões de habitação particular, floresta, atividades económicas, agricultura, infraestruturas e equipamentos municipais, rede viária nacional e proteção civil.

O relatório do Executivo refere ainda que foram afetadas 49 empresas, implicando diretamente 374 postos de trabalho, o que faz com que os danos provocados em termos de atividade económica ascendam aos 31 milhões de euros.

Recorde-se que os cinco grandes incêndios ocorridos que começaram a lavrar a 17 de junho foram responsáveis por consumir um total de 45.979 hectares de floresta nas regiões de Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. No caso de Pedrógão Grande, o incêndio consumiu 81% da área florestal; em Figueiró dos Vinhos a percentagem de floresta ardida foi de 66% e de 56% em Castanheira de Pera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.