[weglot_switcher]

Incêndios: PSD acusa Governo de “falta de transparência” na reconstrução de casas em Pedrógão Grande

O líder da bancada parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Fernando Negrão, diz que o primeiro-ministro, António Costa, “mente” ao dizer que 90% das casas ardidas já foram reconstruídas e sublinha que o apoio não chegou a todas as vítimas.
18 Junho 2019, 15h46

O líder da bancada parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Fernando Negrão, acusou esta terça-feira o Governo de “falta de transparência” na reconstrução das casas ardidas durante os incêndios de 2017. Fernando Negrão diz que o primeiro-ministro, António Costa, “mente” ao dizer que 90% das casas ardidas já foram reconstruídas e sublinha que o apoio não chegou a todas as vítimas.

“[Os incêndios de Pedrógão Grande foram] uma tragédia que roubou a vida a centenas de pessoas, hipotecou dezenas de famílias, reduziu a pó as aspirações de dezenas de pessoas. O Estado falhou em toda a linha na proteção e no socorro a estas famílias. E continua a falhar na reconstrução da vida destas pessoas”, afirmou Fernando Negrão, no último debate quinzenal desta legislatura, com o tema: políticas ambientais e de valorização do território.

Fernando Negrão lembrou as palavras de Pedro Marques, na altura, ministro das Infraestruturas, que garantiu que a reconstrução de casas estaria concluída, no máximo, até ao final de 2018. “Mais uma vez o Governo mentiu aos portugueses”, sublinhou Fernando Negrão.

O presidente do grupo parlamentar do PSD disse que, ao contrário do que tem sido dito, “não são seis ou sete casas que estão por concluir” e citando o último balanço que a CCDR do Centro de abril de 2019, Fernando Negrão fez notar que havia, há menos de dois meses, “30% das casas por reconstruir só na zona Centro”.

“O pior é que não se conhece o balanço total das habitações que o Estado está a recuperar e quais não serão recuperadas. Não há transparência no processo de atribuição de apoios à recuperação de casas perdidas entre os incêndios de junho e outubro”, notou.

Questionado por Fernando Negrão sobre o atual balanço de casas reconstruídas, António Costa garante que 90% das casas ardidas nos incêndios de 2017 já estão reconstruídas e que estão apenas por concluir 10 casas. “Como confia na palavra dos presidentes de câmara e, em particular, nas do PSD, sugiro que fale sobre os casos em houve ou não apoio. Creio que será muito útil para a sua cultura geral e, assim, verificará que não minto e digo a verdade quando falo”, concluiu António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.