[weglot_switcher]

Incerteza económica e margens comerciais são principais desafios das empresas portuguesas

Dados do Crédito y Caución revelam que o ambiente económico em termos gerais é visto por 40% das empresas como o principal desafio para o futuro, com 37% a apontarem as margens comerciais e 35% os custos laborais.
9 Dezembro 2025, 10h47

Com o final de mais um ano a aproximar-se, as empresas portuguesas já olham para os principais desafios do futuro e apontam dois em particular: a incerteza económica e as margens comerciais. De acordo com o último estudo de gestão de risco de crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, estes dois temas são considerados por 40% e 37%, respetivamente das empresas como os grandes problemas que vão ter pela frente.

Em terceiro lugar encontram-se os custos laborais (35%), seguindo-se a dificuldade em atrair novos clientes (33%), o aumento da concorrência (28%) e os encargos burocráticos e regulamentares (27%).

Por outro lado, 18% das empresas colocam o impacto dos atrasos de pagamento entre as suas principais preocupações e 15% afirmam ter dificuldades em obter financiamento, enquanto 14% identificam a incerteza tarifária e as tensões geopolíticas como um dos principais desafios.

Apesar da evolução em todas as áreas de atividade, a inteligência artificial é indicada apenas por 8% das empresas nacionais como um desafio do futuro.

A guerra das tarifas é outro dos pontos analisados neste estudo e que atinge uma em cada quatro empresas nacionais, sendo que 27% assume estar a sofrer os efeitos da guerra comercial, em relação ao custo dos seus produtos.

Já as margens comerciais são apontadas em 12% dos casos nesta guerra de tarifas e 2% afirmam estar à procura de novos parceiros comerciais para evitar o custo das tarifas.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.