Índice de confiança do ISEG desce em dezembro

O indicador é realizado com o contributo de 16 docentes do instituto superior, que, para o mês de dezembro, descobriram razões para estarem menos confiantes na economia portuguesa.

O índice de confiança do ISEG apurado para dezembro e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 34,8 pontos, “o que corresponde a um ligeiro decréscimo do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de novembro, que foi de 35”, refere o instituto superior em comunicado. Em termos homólogos o índice cresceu 1,2%.

“Diminui o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica”, refere ainda o documento sobre o índice, elaborado com base numa avaliação que pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) e que é atribuída por um painel de dezasseis professores do ISEG.

As notações do painel são feitas com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG. O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do painel.

 

Recomendadas

Angolana Aenergy vai gerir elétrica pública do Gana durante 20 anos

A Aenergy, liderada pelo português Ricardo Machado, ganhou a concessão e vai realizar um investimento superior a 530 milhões de euros.

José Avillez abriu no Dubai mas fechou três restaurantes em Lisboa

A Cantina Zé Avillez, um dos mais populares, junto ao Campo das Cebolas também encerrou as portas ao público. Abriu em 2018 e o objetivo era servir almoços rápidos para a população lisboeta.

Quanto tempo tem de trabalhar para comprar um Ferrari exclusivo de 32 milhões? Messi só precisou de 4 meses

A revista Forbes divulgou esta semana os rendimentos dos desportistas mais bem pagos de 2019, e a Apuestas Deportivas decidiu analisar com quantas horas de trabalho é que as estrelas conseguiram pagar o seu automóvel de eleição
Comentários