[weglot_switcher]

Índice de confiança do ISEG na economia cai em abril devido à pandemia

“Em termos homólogos a variação do índice foi de -28,4%”, de acordo com os especialistas desta faculdade de economia e gestão.
15 Maio 2020, 12h48

O índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) na evolução da economia no curto prazo voltou a cair, para 25 em abril, o que representa uma diminuição de 0,6 pontos percentuais relativamente ao valor do mês anterior                .

A pandemia de Covid-19 está na origem desta descida, que “aprofunda” a “grande” queda na confiança que se verificou em março. “Em termos homólogos a variação do índice foi de -28,4%. Manteve-se o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica”, referem os especialistas desta faculdade de economia e gestão da Universidade de Lisboa.

O Instituto Nacional de Estatística informou esta manhã, numa estimativa rápida, que a pandemia provocou uma contração de 2,4% na economia nacional durante o primeiro trimestre de 2020. Depois de um aumento de 2,2% nos três meses anteriores, o PIB nacional não ficou imune ao novo coronavírus.

“Comparativamente com o quarto trimestre de 2019, o PIB diminuiu 3,9% em termos reais (variação em cadeia de +0,7% no trimestre anterior). Este resultado é explicado por contributos negativos da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB (-2,0 p.p., após ter sido positivo no trimestre anterior) e da procura interna (-1,9 p.p.), que foi mais negativo que no trimestre anterior (-0,7 p.p.)”, refere o relatório do organismo de estatística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.