[weglot_switcher]

Índice de gestores de compras mostra que zona euro não crescia tanto desde junho de 2006

Dados finais do índice gestores de compras PMI em janeiro, publicado pela IHS Markit, foram revistos em alta e apontam para o crescimento da zona euro mais acelerado em quase 12 anos.
5 Fevereiro 2018, 13h10

A economia da zona euro cresceu, em janeiro, ao ritmo mais acelerado em quase 12 anos, de acordo com o Índice de Gestores de Compras (PMI, na sigla em inglês), publicado esta segunda-feira pela IHS Markit. Os dados finais de 58,8 pontos, que foram impulsionados pelos “sólidos fluxos de novos negócios” e “criação de emprego mais robusta desde finais de 2000”, significam uma revisão em alta face à estimativa de 58,6 pontos.

“Nos 58,8, os dados finais do FMI da zona euro, em janeiro, são ainda mais elevados que a estimativa rápida, registando a expansão mensal mais forte desde junho de 2006”, explicou o economista-chefe de empresas da IHS Markit, Chris Williamson, em comunicado. “Se este nível se mantiver em fevereiro e março, o PMI indica que o PIB do primeiro trimestre deverá crescer aproximadamente 1% face ao trimestre anterior”.

O indicador aumenta há 55 meses consecutivos, sendo que o setor da produção manufactureira  continuou, em janeiro, a registar uma performance melhor que o setor dos serviços. No primeiro caso, aproximou-se dos máximos de sempre de dezembro de 2017, enquanto no segundo, assiste-se ao melhor momento desde agosto de 2007.

Entre os vários países, França subiu ao topo do ranking de crescimento, com uma expansão equivalente a dezembro e próxima do recorde de seis anos e meio, registado em novembro. O crescimento da Alemanha está em máximos de 81 meses e Itália de 139 meses.

“A forte retoma é abrangente, o que contribui para que o potencial de crescimento se torne mais sustentável enquanto a procura aumenta pela área da moeda única, alimentando-se de criação de emprego mais elevada e erosão da sobra de capacidade”, acrescentou Chris Williamson. “Os dados do inquérito indicam, por isso, que a zona euro começou 2018 com um momentum de bom crescimento, em que as pressões nos preços estão a acumular consideravelmente”.

O índice de gestores de compras é calculado pela IHS Markit através de cinco indicadores: novas encomendas, níveis dos inventários, produção, entregas de fornecedores e ambiente no mercado de trabalho. Para isso, a empresa realiza inquéritos mensais a cerca de 300 empresas e atribui uma pontuação, que acima de 50 significa expansão, abaixo contração, enquanto o 50 é a estagnação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.