[weglot_switcher]

Indícios de corrupção. Governo manda gestores públicos colaborarem com PGR

Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Elísio Freire Andrade, ordenou ontem, 12, todos os dirigentes ou gestores públicos a fornecerem de imediato todos os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público no âmbito das investigações sobre presumível corrupção em algumas instituições do Estado.
13 Março 2018, 17h34

Através do despacho nº 12/2018 de 12 de Março, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Elisio Freire Andrade, mandou esta segunda-feira os dirigentes ou gestores públicos a fornecerem todos os esclarecimentos solicitados pela Procuradoria-geral da República nas investigações em curso sobre alegados casos de corrupção em algumas instituições do Estado.

Em causa está a recente acusação do Procurador-Geral da República, Óscar Tavares, de que serviços não estão a colaborar nas investigações, entre outros, sobre a gestão do Fundo de Ambiente, TACV, Novo Banco de Cabo Verde e o alegado favorecimento a Tecnicil por parte do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

“O pessoal dirigente ou o gestor público ao qual for solicitado pelo Ministério Público pedido de fornecimento de dados, informações ou outros elementos no âmbito de diligências de investigações, seja para a defesa do Estado ou outro tipo de acção, devem responder de imediato, remetendo-os ao Ministério Público” ,lê-se no despacho referido de único artigo, que entra a partir de hoje em vigor em Cabo Verde.

O governo fundamenta ter produzido esse despacho, “perante as declarações do Procurador-Geral da República quanto à não colaboração de instituições públicas na disponibilização de informações em diligências realizadas no âmbito de algumas investigações”.
No caso concreto, está em causa a gestão do Fundo de Ambiente e o alegado favorecimento a Tecnicil por parte do vice-primeiro-ministro, em que, segundo o magistrado Óscar Tavares, alguns serviços não estavam a colaborar, fornecendo informações solicitadas. Uma situação que abrigou o MP a abrir processos contra esses serviços e realizar buscas aos mesmos.
Foto: Inforpress

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.