[weglot_switcher]

Indinor readaptou-se para produzir álcool gel e desinfetantes

A empresa química do Grupo Focor decidiu alargar as suas áreas de especialização, apostando agora também nos produtos para a higienização, como álcool gel e desinfetantes para superfícies, solas e vestuário profissional, contribuindo para minimizar a escassez no mercado destes produtos.
  • DR
18 Agosto 2020, 17h30

A Indinor, indústria química do grupo Focor, readaptou-se para produzir álcool gel e desinfetantes para superfícies, solas e vestuário profissional e já fornece hospitais, hotéis, restaurantes e indústria.

“No atual contexto de pandemia, a Indinor, especialista no fabrico de produtos químicos para as indústrias de curtumes, calçado e têxtil, integrada no grupo Focor, decidiu alargar as suas áreas de especialização, apostando agora também nos produtos para a higienização, como álcool gel e desinfetantes para superfícies, solas e vestuário profissional, contribuindo para minimizar a escassez no mercado destes produtos. Hospitais, indústrias dos mais diversos setores, restauração e hotelaria estão entre os principais clientes”, destaca um comunicado da empresa.

Segundo Rui Faria, administrador da empresa, “produzir álcool gel nunca esteve nos objetivos da Indinor”, resslavando que, “contudo, tendo em conta as atuais circunstâncias e a nossa capacidade instalada, não poderíamos ficar indiferentes às notícias diárias de carência deste produto, tão básico, mas tão necessário ao nosso novo dia-a-dia”.

“Se não existirem constrangimentos de matéria-prima, a Indinor tem capacidade para produzir, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20 mil litros de álcool gel por semana. Entre os clientes deste produto fundamental na prevenção da propagação do novo coronavírus estão já hospitais, farmácias e indústrias de vários setores”, assinala o referido comunicado.

Os responsáveis da empresa acrescentam que, “motivada pela necessidade de resposta aos desafios da atual pandemia de Covid-19, a Indinor desenvolveu também a gama de desinfetantes ‘B-SAFE’, que inclui, para já, produtos para desinfeção de superfícies, solas de sapatos e vestuário profissional”.

“A evidência de que as infeções por SARS-Cov-2 se dão através das superfícies e objetos contaminados é crescente. Assim, a limpeza de superfícies, seguidas da sua desinfeção, é uma medida que assume uma especial importância na prevenção da transmissão da Covid-19 e outras doenças respiratórias de origem viral em qualquer ambiente comunitário, como escritórios, fábricas ou espaços públicos. De igual modo, como no atual contexto de pandemia se impõem cuidados redobrados para evitar que o calçado que se utiliza na rua transporte bactérias indesejáveis para os espaços em que se vive, em casa ou no escritório, a Indinor desenvolveu, e já está a produzir, também desinfetantes para solas e vestuário profissional. Os desinfetantes ‘B-SAFE’ são, assim, mais um contributo da Indinor para o objetivo de todos: o controlo da pandemia”, explica Rui Faria, administrador da Indinor.

Com sede no Porto e instalações comerciais e laboratório de aplicação em Alcanena, é, porém, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, onde a Indinor concentra as instalações fabris, laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e controlo de qualidade, e reconverteu parte da estrutura produtiva para responder ao desafio de produção de álcool gel e desinfetante para várias aplicações – produtos que no início do ano nem sequer estavam nas cogitações mais remotas.

A Indinor integra o grupo empresarial Focor, que é uma das referências nacionais na distribuição de produtos químicos, para as mais variadas indústrias, com destaque para o sector têxtil.

“Com uma gama completa e diversificada de corantes, produtos auxiliares e de acabamento, o Grupo Focor serve as necessidades das empresas têxteis de tinturaria e acabamento.

Para além do setor químico, a Focor mantém atividade também nos domínios agroalimentar e imobiliário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.