[weglot_switcher]

INE: Custo da construção de habitação nova aumentou 1,5% em julho

Os índices relativos a Apartamentos e Moradias pelo segundo mês consecutivo aumentaram ambos em 1,5%, em termos homólogos. Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação no Continente teve uma variação homóloga de 2,6%, diminuindo 0,2 pontos percentuais face ao mês de junho.
6 Setembro 2017, 16h19

Em julho de 2017, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova aumentou 1,5%, taxa igual à registada no mês anterior, avança o INE – Instituto Nacional de Estatística. Ambos os factores de produção (Mão de Obra e Materiais) registaram variações homólogas positivas, com variações de 2,1% (permaneceu inalterado em comparação com o mês de junho) e de 0,7% (permaneceu inalterado face ao valor registado no mês anterior), respetivamente.

Os índices relativos a Apartamentos e Moradias pelo segundo mês consecutivo aumentaram ambos em 1,5% em termos homólogos.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) pretende medir a evolução do custo de construção de edifícios residenciais no Continente, mediante apuramentos de periodicidade mensal.

Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação no Continente apresentou, em julho de 2017, uma variação homóloga de 2,6%, diminuindo 0,2 pontos percentuais (p.p.) em relação à observada no mês anterior (2,8% em junho de 2017). A componente Produtos registou uma variação homóloga de 0,4%, diminuindo 0,6 p.p. relativamente ao valor registado no mês de junho (1,0%) e a componente Serviços apresentou uma variação homóloga de 3,3%, mantendo-se estável relativamente ao valor registado no mês precedente (3,3%).

No mês em análise, todas as regiões NUTS II – Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos – do Continente apresentaram aumentos nos preços da manutenção e reparação regular da habitação, exceto o Alentejo, que registou uma diminuição de 0,1% em relação ao período homólogo. A taxa de variação homóloga mais elevada foi observada na Área Metropolitana de Lisboa (4,5%).

O Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação (IPMRRH) tem por finalidade possibilitar a análise da evolução do nível dos preços dos produtos e serviços relacionados com a despesa em manutenção e reparação regular dos alojamentos familiares no Continente.

Ambos os índices caracterizam a evolução do sector imobiliário e da construção no continente e  são acompanhados pelo INE mensalmente desde 2000.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.