[weglot_switcher]

INE revê em alta crescimento do 4º trimestre para 2%

O PIB acelerou 2% nos últimos três meses de 2016, com o INE a confirmar o crescimento de 1,4% no conjunto do ano passado.
1 Março 2017, 11h07

A economia portuguesa cresceu 1,4% no ano passado, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em alta, no entanto, a expansão no quarto trimestre para 2%, em termos homólogos, face aos 1,9% divulgados nos números provisórios há duas semanas.

“Em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu cerca de 185 mil milhões de euros em termos nominais, tendo registado um aumento de 1,4% em volume, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) que o verificado no ano anterior,” referiu o INE, em comunicado.

Adiantou que no quarto trimestre de 2016, o PIB registou, em termos homólogos, “um aumento de 2,0% em volume (variação de 1,7% no trimestre anterior), tendo sido revisto em alta em 0,1 p.p. face à Estimativa Rápida”.

O INE explicou que a aceleração do PIB em 2016 resultou “do maior contributo da procura interna, que passou de 1,1 p.p. no terceiro trimestre para 2,5 p.p., observando-se uma recuperação do investimento e um crescimento mais intenso do consumo privado. “O contributo da procura externa líquida foi negativo (-0,6 p.p.), após ter sido positivo no trimestre anterior (0,6 p.p.), com as Importações de Bens e Serviços a apresentarem uma aceleração mais acentuada que as Exportações”

Adiantou que comparativamente com o terceiro trimestre, o PIB entre outubro e dezembro aumentou 0,6% em termos reais, taxa inferior em 0,3 p.p. à do trimestre anterior.

O Governo prevê que a economia cresça 1,5% em 2017, enquanto a Comissão Europeia tem uma perspetiva ligeiramente mais positiva, estimando uma expansão de 1,6%.

[Notícia atualizada às 11h19]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.