[weglot_switcher]

Infarmed deteta falhas de fornecimento de medicamentos a farmácias

Em falha são anticoagulantes para prevenir AVC e colesterol.
13 Setembro 2019, 09h28

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) detetou irregularidades no processo de fornecimento de medicamentos por parte de laboratórios farmacêuticos e empresas distribuidoras, revela o “Jornal de Negócios” na edição desta sexta-feira.

Entre os principais erros encontrados no âmbito de inspeções está a não satisfação dos pedidos de medicamentos pelas farmácias, fornecimento não equitativo ou a inexistência do registo dos pedidos iniciais de cada cliente.

Os medicamentos em falha são anticoagulantes. Ao que o jornal de economia apurou, até agora foram “apanhadas” onze empresas (indústria e grossistas) em situações passíveis de multa, mas ainda existem inspeções do Infarmed a decorrer.

Em curso estão inspeções “aos diversos intervenientes na cadeia de abastecimento do medicamento no mercado nacional, com o objetivo de verificar se estao a ser cumpridas as obrigações e as responsabilidades que garantam o serviço público essencial de acesso ao medicamento”, confirmou ao diário o Infarmed.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.