[weglot_switcher]

Inflação caiu para 1,1% em janeiro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 1,1% em janeiro de 2018, segundo a primeira publicação de estimativas rápidas da inflação feita pelo INE.
31 Janeiro 2018, 09h50

A inflação em Portugal terá caído 0,4 pontos percentuais em janeiro, face a dezembro, para 1,1%, segundo a estimativa rápida do IPC, divulgada esta quarta feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta foi a primeira publicação de estimativas rápidas do Índice de Preços no Consumidor (IPC, inflação) feita pelo INE,

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) foi de 1,0%, menos 0,2 pontos percentuais do que em Dezembro.

Sobre este novo serviço, em declarações ao Jornal Económico, os responsáveis pelo INE referem que a “a divulgação [das estimativas rápidas] está em linha com as práticas seguidas pelo próprio Eurostat e por alguns institutos de estatística de Estados-Membros da União Europeia”.

“A publicação a nível nacional verifica-se após um período de avaliação interna da sua qualidade”, acrescentam.

O organismo português responsável pela estatística salienta que a decisão de divulgar novos dados deste indicador surge com o intuito de “fornecer uma indicação avançada sobre o comportamento da inflação”.

O INE refere que a estimativa rápida do IPC tem sido feita e enviada todos os meses ao Eurostat, inicialmente, de forma voluntária e, desde 2016, no âmbito do regulamento europeu 2016/792.

Apesar de poderem não coincidir com os números definitivos, o INE garante que os resultados apresentados, tendo por base a informação de preços recolhida até ao momento da produção, serão próximos dos definitivos. Os resultados mensais absolutos continuarão a ser publicados no oitavo dia útil do mês seguinte, tal como acontece atualmente.

O IPC de janeiro será publicado no dia 12 de fevereiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.