[weglot_switcher]

Inflação da zona euro cai para 0,1% em maio

Há doze Estados-membros da União Europeia com valores negativos, de acordo com a estimativa divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat. É o caso de Portugal.
29 Maio 2020, 10h45

A inflação da zona euro deverá ser de 0,1% em maio, menos 0,2 pontos percentuais dos 0,3% registados no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat. A descida deve-se ao facto de este mês ainda ter sido marcado por várias medidas de contenção da pandemia nos países de moeda única.

O Eurostat considera que os principais componentes da inflação da zona euro – alimentos, álcool e tabaco – deverão assinalar a maior taxa de IHPC [Índice Harmonizado de Preços no Consumidor] anual em maio (3,3%, abaixo dos 3,6% em abril), seguindo-se os serviços (1,3%), os bens industriais não energéticos (0,2%) e energia (-12,%).

Há doze Estados-membros da União Europeia com taxas negativas, de acordo com a tabela divulgada esta manhã pelo organismo de estatística europeu. É o caso de Portugal (-0,6%), bem como da Bélgica (-0,2%), Estónia (-1,8%), Irlanda (-0,9%), Grécia (-0,7%), Espanha (-0,9%), Itália (-0,2%), Chipre (-1,3%), Letónia (-0,9%), Luxemburgo (-1,6%), Eslovénia (-1,4%) e Finlândia (-0,3%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.