[weglot_switcher]

Inflação de Espanha desce ligeiramente para 1,1% em abril

O Índice de Preços no Consumidor espanhol teve uma subida anual de 1,1% em abril, uma décima menos do que em março, influenciado pela evolução em baixa nos setores ligados ao lazer, cultura e restauração.
11 Maio 2018, 10h05

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) espanhol teve uma subida anual de 1,1% em abril, uma décima menos do que em março, influenciado pela evolução em baixa nos setores ligados ao lazer, cultura e restauração.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhol confirmou hoje o número que avançou provisoriamente em 27 de abril último, o que significa um aumento positivo dos preços nos último 20 meses, apesar do crescimento ser mais moderado do que a média anual de 2% verificada em 2017.

Em termos de crescimento mensal, o IPC de abril subiu 0,8%, que contrasta com as subidas de 0,1% de março último ou de 1% de há um ano.

Os preços nos setores do lazer e da cultura registaram uma descida anual de 1,4% em abril, depois da subida de 1% em março, devido à diminuição dos preços dos pacotes turísticos, após a Semana da Páscoa que este ano foi em finais de março.

Mesmo assim, o preço dos hotéis, cafés e restaurantes subiram 1,6% em termos anuais, seis décimas menos do que no mês anterior.

O IPC mede o custo médio de um ‘cabaz’ de bens e serviços representativo do consumo final das famílias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.