[weglot_switcher]

Inflação desce para 0,4% em fevereiro

A taxa foi de menos 0,4 pontos percentuais àquela que foi registada no primeiro mês do ano, segundo o INE.
11 Março 2020, 11h21

A inflação nacional voltou a diminuir ligeiramente, no segundo mês de 2020, depois de ter aumentado em janeiro. A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) português terá sido de 0,4% no mês passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE, a taxa foi de menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) àquela que foi registada no primeiro mês do ano. “O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,1%, valor inferior em 0,3 p.p. ao registado em janeiro de 2020”, refere o organismo de estatística português.

Por sua vez, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,5%, o que significa menos 0,3 p.p. do que em janeiro e menos 0,7 p.p. à estimativa do Eurostat para a zona euro. “O IHPC registou uma variação mensal de -0,6% (-0,8% no mês anterior e -0,3% em fevereiro de 2019) e uma variação média dos últimos doze meses de 0,3% (valor idêntico ao registado no mês precedente)”, pode ler-se no mesmo documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.