[weglot_switcher]

Inflação em Espanha sobe 5,6% e atinge níveis recorde em novembro

Segundo o governador do Banco de Espanha os números representam um novo teste à narrativa de que os aumentos de preços na zona euro serão temporários.
  • 7 – Espanha
29 Novembro 2021, 11h53

A inflação espanhola atingiu o nível mais alto das ultimas três décadas em novembro, segundo a “Bloomberg”, tendo sido influenciada pelo aumento dos preços da comida.

Os preços do consumidor subiram 5,6%, de acordo com dados nacionais divulgados esta segunda-feira, citados pela “Bloomberg” que aponta o valor como sendo o maior desde setembro de 1992.

Os números representam um novo teste à narrativa de que o aumento de preços na zona euro serão temporários, uma posição que o governador do Banco de Espanha, Pablo Hernandez de Cos, reiterou na segunda-feira, alertando ainda que qualquer retirada prematura do estímulo monetário poderá ser prejudicial.

Além de Espanha, os dados da inflação na Alemanha para novembro deverão ser divulgados ao final do dia, com dados da França, Itália e da zona euro a serem anunciados amanhã.

Embora os dados da zona euro que remetem para outubro ainda não tenham sido revelados, Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu, disse esta segunda-feira, que os aumentos dos preços na zona do euro atingiriam o seu pico em novembro.

Em outubro, a taxa de inflação anual subiu pelo quarto mês consecutivo na zona euro e na União Europeia (UE), ultrapassando a barreira dos 4%. Portugal registou o segundo maior crescimento de 1,8%. A par com Portugal estiveram Malta com 1,4% e Finlândia e Grécia (2,8% cada). Por sua vez, as taxas mais elevadas foram observadas na Lituânia (8,2%), Estónia (6,8%) e Hungria (6,6%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.