Inflação em Portugal continua abaixo da média europeia

As maiores contribuições para o aumento da inflação foram os serviços e a energia, com um aumento de 0,86 p.p. e 0,5 p.p. , pela mesma ordem. A inflação na zona euro e na União Europeia continuam a subir em comparação com o ano passado.

A inflação na zona euro em abril do presente ano situou-se em 1,7%, o que representa um aumento em relação ao mês de março, que se tinha fixado em 1,4%, revelou o Eurostat esta sexta-feira. De acordo com os mesmos dados, a inflação na União Europeia no mês de abril ficou em 1,9%, apresentando também uma subida em comparação com março, que se fixou em 1,6%.

Relativamente ao ano anterior, a inflação da zona euro em abril de 2018 ficou em 1,2%, representando uma subida de 0,4 pontos percentuais (p.p). Já a inflação na União Europeia de abril de 2018 fixou-se em 1,5%, representando também uma subida de 0,4 p.p.

As taxas mais baixas foram registadas na Croácia (0,8%) e a Dinamarca e Portugal ambos com 0,9%. Já as taxas de inflação mais altas foram registadas na Roménia (4,4%), Hungria (3,9). Em comparação com o ano passado, a inflação apenas caiu em seis Estados Membros, permaneceu estável em dois e aumentou os restantes 19 países.

Analisando a taxa de inflação em Portugal, é possível observar que desde janeiro esta se tem apresentado estável. Apenas com uma ligeira subida em relação ao mês anterior, Portugal continua a fixar-se abaixo tanto da taxa da zona euro como da União Europeia.

As maiores contribuições para o aumento da inflação foram os serviços, que subiram 0,86 p.p., seguidos pela energia (0,5 p.p.). A comida, álcool e tabaco apresentaram uma contribuição positiva de 0,29 p.p. e os bens industriais representaram a menor diminuição, apenas com 0,06 p.p.

Recomendadas

José Avillez abriu no Dubai mas fechou três restaurantes em Lisboa

A Cantina Zé Avillez, um dos mais populares, junto ao Campo das Cebolas também encerrou as portas ao público. Abriu em 2018 e o objetivo era servir almoços rápidos para a população lisboeta.

Sardinha: Uma velha conhecida ainda chega a tempo dos Santos Populares

Desde meados de setembro de 2018 que os pescadores de Portugal e Espanha estão sem poder pescar sardinha, mas a interdição está quase a terminar. Os portugueses regressaram ao mar a partir de 3 de junho para apanharem um peixe emblemático, mas que tem perdido primazia no setor.

Delta Q entra na Polónia através de cadeia de supermercados da Jerónimo Martins

A marca de café em cápsulas do grupo Delta refere que vai, assim, passar a estar presente em 1.100 localidades na Polónia, através das 2.900 lojas da polaca Biedronka.
Comentários