[weglot_switcher]

Inflação mantêm-se em 0,1% em julho

O Instituto Nacional de Estatística reviu ligeiramente em baixa a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor no mês passado.
  • Cristina Bernardo
12 Agosto 2020, 11h15

A taxa de inflação homóloga nacional manteve-se em 0,1% em julho, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A estimativa rápida do INE, publicada há cerca de duas semanas, apontava para uma subida ligeira – de 0,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior – para 0,2%.

Já a variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de -1,3%, quando no mês anterior havia sido de 0,9% e em julho de 2019 se fixava nos -1,3%.

A contribuir de forma positiva para a variação homóloga do IPC estiveram essencialmente as classes dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, dos bens e serviços diversos e dos restaurantes e hotéis. Por outro lado, com contribuições negativas, destacaram-se as classes dos transportes e do lazer, recreação e cultura.

O indicador de inflação subjacente – índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – registou uma variação homóloga de 0,1%, menos 0,1 (p.p.) do que em junho.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) desceu, em termos homólogos, para -0,1%, o que corresponde a menos 0,3 p.p. do que no mês anterior e menos 0,5 p.p. do que o valor apresentado na estimativa do Eurostat para zona euro.

“O IHPC registou uma variação mensal de -2,0% (1,2% no mês anterior e -1,7% em julho de 2019) e uma variação média dos últimos doze meses de 0,1% (valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês precedente)”, refere ainda o relatório do gabinete de estatísticas português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.