[weglot_switcher]

Inflação pode prejudicar poder de compra em 2022

O aumento da inflação tem acontecido devido ao crescimento do preço dos combustíveis e dos estrangulamentos nas cadeias de distribuição internacionais, bem como o aumento dos custos com a energia e matéria-prima.
10 Janeiro 2022, 09h12

No fim do ano passado, a inflação aproximou-se dos 3%, o que levou os preços a subir desenfreadamente. Mesmo com o aumento do salário mínimo, muitas famílias podem perder poder de compra, revela o jornal “Público” esta segunda-feira, sendo que ainda não existem sinais de aumento de outras remunerações para responder à subida da inflação.

De acordo com o “Público”, este problema tem sido verificado em Portugal mas também nos Estados Unidos da América e em outros países europeus. O aumento da inflação nos últimos meses tem acontecido devido ao crescimento do preço dos combustíveis e dos estrangulamentos nas cadeias de distribuição internacionais, bem como o aumento dos custos com a energia e matéria-prima.

Os aumentos salariais definidos para a Administração Pública, definidos com base na inflação média em novembro, ficam longe da taxa homóloga de 2,8% registada no mês seguinte. Esta subida do salário também não dá para compensar a taxa de inflação de 1,8% prevista pelo Banco de Portugal para 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.