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Infraestruturas de Portugal reduz em 30% custos de ligação a Espanha

Mota-Engil e os espanhóis da Comsa ganharam em dois dos três lotes, tendo apresentado propostas que permitem poupanças de 54 milhões ao Estado.
1 Fevereiro 2019, 09h40

A Infraestruturas de Portugal (IP) conseguiu uma redução de cerca de 30% nos valores apresentados a concurso pelas diversas construtoras que concorreram às empreitadas da linha ferroviária de Évora a Elvas, integradas no projeto de ligação do porto de Sines à fronteira espanhola, no Caia. O Jornal Económico apurou que esta ligação, segmentada em três lotes separados, recebeu propostas que representam uma poupança de cerca de um terço face aos preços-base estabelecidos nos respetivos cadernos de encargos, o que representa, para já, uma poupança para os cofres do Estado na ordem de mais de 54 milhões de euros.

Vamos por partes. A IP já emitiu os relatórios preliminares relativos a dois lotes deste empreendimento ferroviário. No primeiro, o lote A, respeitante à construção entre Évora Norte e o Freixo, depois de, numa primeira fase, o primeiro lugar ter sido atribuído à construtora Opway, ocorreu posteriormente um afastamento por esta empresa não se encontrar em condições financeiras de assegurar os seus compromisso perante esta empresa estatal. Desta forma, foi dada primazia à construtora espanhol Comsa, que tinha sido inicialmente classificada em segundo lugar neste concurso.

O preço base para a construção deste lote ficou estabelecido em 70 milhões de euros, mas a Comsa apresentou uma proposta no valor de 46,6 milhões de euros, apurou o Jornal Económico junto de fonte ligada ao processo. O que representa uma redução de cerca de 33,5% – correspondente ao valor de 23,4 milhões de euros -, comparada com a estimativa mais baixa inscrita no respetivo caderno de encargos.

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