[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal aponta para candidaturas a 50 municípios nas eleições autárquicas (com áudio)

Paulo Carmona foi o oitavo candidato anunciado pelos núcleos locais do partido, candidatando-se à Câmara de Sintra. Por apurar está se o Porto é uma das autarquias onde os liberais apoiarão independentes.
  • Manuel de Almeida/LUSA
19 Abril 2021, 08h15

A apresentação do gestor Paulo Carmona como candidato à presidência da Câmara de Sintra foi a oitava anunciada pelos núcleos da Iniciativa Liberal, mas o partido presidido por João Cotrim Figueiredo tem ambições maiores às eleições autárquicas que serão realizadas entre setembro e outubro, apontando para ir a votos em cerca de 50 concelhos.

Além do presidente do Fórum de Administradores de Empresas e vice-presidente do Movimento Europa e Liberdade, Paulo Carmona, que se apresenta em Sintra contra o atual presidente da autarquia Basílio Horta, eleito duas vezes pelo PS, e o deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite, os núcleos da IL já apresentaram Maurício Antunes (Viana do Castelo), Olga Baptista (Braga), Duarte Gouveia (Funchal), Nuno Morna (Santa Cruz), Aires Pedro (Ponta do Sol), Miguel Barros (Cascais) e Bruno Horta Soares (Lisboa).

A escolha do candidato à Câmara de Lisboa foi particularmente atribulada, incluindo contactos iniciais para integrar a coligação de centro-direita e a desistência do empresário Miguel Quintas, apresentado como candidato dias antes de alegar motivos pessoais para se retirar da disputa eleitoral. Declarações em que admitira apoios à TAP, logo no início da pandemia de Covid-19, terão ditado a reviravolta e feito avançar Bruno Horta Soares para a difícil missão de lutar contra a bipolarização do eleitorado lisboeta entre Fernando Medina e Carlos Moedas.

Estando previstas listas a 37 executivos camarários – candidatando-se a assembleias municipais e freguesias nos restantes -, a IL conta ter 84% de candidaturas próprias, mas também sete participações em diversas coligações. Já públicas são a coligação com o PSD e CDS na Covilhã, com o independente Pedro Farromba a procurar tirar a câmara ao PS e o atual vereador centrista Adolfo Mesquita Nunes a candidatar-se à Assembleia Municipal, bem como com o CDS, PPM e MPT em Olhão, também em apoio a um candidato independente, o que se repete em Matosinhos, mas nesse caso por iniciativa do núcleo territorial do partido, que se junta ao Aliança.

Ainda sem confirmação, mas com provável entendimento, está o apoio dos liberais ao movimento de Rui Moreira para uma recandidatura à Câmara do Porto. O autarca independente tem contado com apoio do CDS, mas poderá acrescentar-lhe agora a IL, sendo público que o candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi eleito nas listas do seu movimento para a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Nas primeiras eleições autárquicas do partido existe a expectativa de estar presente em 14 distritos e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com candidaturas em municípios onde reside cerca de 60% da população e cerca de 2.700 pessoas envolvidas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.