[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal quer regresso do público ao desporto “de forma gradual” a partir de 19 de abril   

A Iniciativa Liberal entregou no parlamento um projeto de resolução para recomendar ao Governo que passe a permitir público nos recintos desportivos, gradualmente, na nova fase de desconfinamento que começa a 19 de abril. Liberais alertam para “impacto económico grave” em numerosas organizações desportiva e reclamam a possibilidade de o público assistir a desportos em todos os estádios, pavilhões e outros recintos de todas as modalidades.
  • Lusa
12 Abril 2021, 17h55

A Iniciativa Liberal entregou no parlamento um projeto de resolução para recomendar ao Governo que passe a permitir público nos recintos desportivos, gradualmente, na terceira fase de desconfinamento que começa a 19 de abril que prevê, por exemplo, o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e superior, a reabertura de restaurantes e cafés, a abertura de todas as lojas e dos centros comerciais e o regresso do público a cinemas, teatros e salas de espetáculos.

“Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a Assembleia da República delibera recomendar ao Governo que inclua na fase de desconfinamento a começar no dia 19 de abril de 2021 a retoma de todas as modalidades desportivas, bem como a abertura ao público, de forma gradual, de estádios, pavilhões e demais recintos desportivos”, lê-se no texto que deu entrada no parlamento no final da semana passada.

A resolução, que não tem força de lei mesmo que venha a ser aprovada, sublinha o impacto das medidas de contingência no âmbito da pandemia da covid-19 no desporto, apontando que ”para além do impacto na saúde mental dos portugueses, existe também um impacto económico grave”. O deputado João Cotrim Figueiredo sinaliza aqui que “numerosas organizações desportivas, sobretudo clubes e coletividades com formação desportiva, passam dificuldades em resultado da limitações impostas aos treinos e às competições”, realçando que a inexistência de jogos e treinos de formação diminuiu as receitas, enquanto as medidas de cuidado sanitário e a realização de testes fizeram subir os custos.

A IL regista “um flagrante esquecimento no plano de desconfinamento no que toca a uma parte fundamental do bem-estar físico e mental dos cidadãos: o direito ao desporto. Não falamos apenas da prática desportiva, mas também da possibilidade de assistir a desportos”. Os liberais recordam que a maioria das modalidades desportivas, nos mais diversos escalões, continuam proibidas, a atividade física ao ar livre continua restringida e os eventos desportivos, em recinto coberto ou ao ar livre, continuam a não poder ter público.

Para João Cotrim Figueiredo tendo em conta esta situação e a necessidade de restaurar as liberdades e o “bem estar” dos portugueses, “é essencial” que se reabram todos os estádios, pavilhões e demais recintos de todas as modalidades, especialmente tendo em conta o processo gradual de desconfinamento.

A Iniciativa Liberal realça que tal medida está a ser seguida também em diversos países europeus, tendo mesmo, no que diz respeito ao futebol e ao futsal, modalidades cujas competições sénior mantiveram a sua atividade, sido decidido pelo Comité Executivo da UEFA o levantamento do limite de espetadores imposto anteriormente, de um máximo de 30% da capacidade do estádio, bem como o fim da proibição de espetadores em jogos de futsal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.