[weglot_switcher]

InnoWave: “Nos próximos três anos prevemos que 50% do negócio seja feito nos EUA”

A InnoWave é uma tecnológica portuguesa com negócios dispersos pelo mundo. O mercado nacional representa 35% da faturação total, que deverá atingir os 28 milhões de euros no final deste ano.
6 Julho 2019, 11h00

Tiago Gonçalves, CEO e um dos fundadores da tecnológica InnoWave, nasceu com veia empreendedora. Chegou a montar uma empresa de venda de computadores, ainda estudante universitário, e outra de serviços. Em 2008, a ambição cresceu e acabou por nascer uma empresa que pretende rivalizar com os principais ‘players’ mundiais, através do desenvolvimento de soluções como Business Solutions, Internet das Coisas, Testes de Garantia de Qualidade, Inteligência Artificial e TV & Media. Este ano, a empresa espera faturar 28 milhões de euros, dos quais 4,5 milhões em Inglaterra e entre quatro a cinco milhões nos Estados Unidos. “65% do negócio sempre foi feito fora de Portugal. A maior geografia internacional, no ano passado, foi em Inglaterra. O mercado americano está a crescer muito a um ritmo acelerado. Prevemos que nos próximos três anos 50% do negócio seja feito nos Estados Unidos”.

A InnoWave tem atualmente cerca de 340 colaboradores em todo o mundo, encontrando-se cerca de 80% em Portugal. Com escritórios em Portugal, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Estados Unidos da América e Emirados Árabes Unidos, a InnoWave tem clientes em mais de 20 países, dispersos pelo globo desde a Nova Zelândia à Islândia.

Entre os principais clientes encontram-se o grupo Vodafone internacional, os dois maiores operadores belgas, a holandesa RTL, e as norte-americanas Cable & Wireless, na Florida, e a WOW (Wide Open West), no Colorado. Em Portugal trabalham principalmente com a SIBS, EDP, NOS e Vodafone.

“O mercado português é muito competitivo. Em Portugal estamos numa fase em que queremos assumir a liderança e ser um player principal nos setores em que estamos. As empresas portuguesas estão dispostas a assumir riscos e, como normalmente, não têm muito dinheiro têm de ser imaginativas. Mas depois para fazer dinheiro e escalar tem de ser lá fora”, refere Tiago Gonçalves, 49 anos, CEO da InnoWave.

Aquisições e parcerias
A tecnológica, que também já foi distinguida como parceiro do ano Microsoft 2019 para Portugal, adquiriu em maio uma empresa de IoT que atua no setor da Saúde.

Com uma base instalada em Portugal e experiência comprovada em Smart Health Solutions, a Vigie Solutions detém um portefólio de clientes sólido com potencial de expansão internacional, tendo faturado 615 mil euros em 2018.

“A aquisição da Vigie Solutions vem permitir à InnoWave entrar no mercado de healthcare, através da IoT e desenvolver negócio sobretudo nos mercados estratégicos como é o caso do Reino Unido, Benelux e EUA”, refere Tiago Gonçalves.

Com 10 anos de experiência, a Vigie Solutions integra uma equipa com 12 colaboradores dedicados ao desenvolvimento de produtos de monitorização e gestão inteligente de equipamentos e instalações hospitalares, indústria farmacêutica, hospitais e logística.

Esta aquisição enquadra-se numa estratégia de crescimento que a InnoWave tem vindo a implementar nos últimos anos. Em 2018 comprou uma empresa que atua na área Quality Assurance e Test Automation, “este ano com a aposta na área de IoT analisámos esta oportunidade que nos vai permitir incrementar a oferta de inovação na área da Indústria Farmacêutica e Saúde, potenciando a transformação digital destes setores e desenvolver negócio global nesta área e em particular em soluções de Software-as-a-Service (SaaS)”, conclui Tiago Gonçalves.

Segundo o responsável da empresa, as aquisições têm sido de empresas em Portugal, que têm uma grande valia tecnológica, e “que não têm canal de venda internacional”. “Assim nós conseguimos trazer bastante valor, imediatamente abrimos o canal de venda nas geografias em que operamos e tornam-se empresas de grande valor”, acrescenta.

Em relação à parceria com a Microsoft, a empresa foi distinguida este mês num evento que reuniu um conjunto de parceiros globais para demonstrar a excelência na inovação e na implementação de soluções para clientes baseadas na tecnologia Microsoft.

Artigo publicado na edição nº 1994, de 21 de junho, do Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.