Sanjotec promove seminário sobre indústria 4.0

O evento terá lugar esta quarta-feira em São João da Madeira e contará com a presença de Pedro Sisa Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

António Cotrim/Lusa

O consórcio Inova-Ria, a Associação Fraunhofer Portugal Research e a Sanjotec vão organizar esta quarta-feira, 13 de setembro, em São João da Madeira, um seminário a que chamaram ‘’Roteiro para a Indústria 4.0’. O evento tecnológico Roteiro para a Indústria 4.0, organizado pelo consórcio responsável pelo projeto i4.0 – Lead the Digital Transformation, pretende ser o momento presencial ‘zero’ do processo de inovação das pequenas e médias empresas (PME) nacionais, assumem os seus responsáveis em comunicado. No evento onde vão ser abordados desafios, tendências e financiamento da Indústria 4.0.

O objetivo do projeto é “identificar as condições para o desenvolvimento da indústria no novo paradigma de Economia Digital. Incidindo a sua intervenção na Região Norte e Centro, é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia”.

O evento, que decorrerá presencialmente mas com transmissão streaming, “visa sensibilizar as empresas para a introdução de tecnologias associadas à chamada 4.ª Revolução Industrial, debater o impacto desses investimentos e os desafios associados, bem como dar a conhecer medidas de financiamento, para além de fomentar momentos de brainstorming e networking entre os participantes”.

A participação no evento é gratuita mediante inscrição prévia através da plataforma online Eventbrite.

A sessão de abertura conta com a intervenção de Jorge Vultos Sequeira, presidente da câmara de São João da Madeira e presidente da direção da Sanjotec e de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

O primeiro painel será dedicado ao tema ‘Indústria 4.0: Desafios e Recomendações’, e, moderado por Martinho Oliveira, da Universidade de Aveiro, contará com a presença de Pedro Roseiro, membro do conselho diretor da TICE.PT, Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, Daniel Sá Pina, do INEGI, Renato Ribeiro, da POLISPORT, e João Carlos Costa, diretor-geral da ATEC.

Da parte da tarde, o segundo painel versará o tema ‘Tendências na Indústria Automóvel e Warehousing?. Moderado por Fernando Machado, da MOBINOV, nele tomarão parte Gisela Garcia, da AutoEuropa, Rui Oliveira, da Stellantis, Sílvia Fernandes, da Faurecia, e Luís Faustino, da Simoldes.

Finalmente, o terceiro painel versará ‘O Financiamento da Indústria 4.0’ e terá intervenções de Paulo Cunha, da  FNWay Consulting, e Anabela Carvalho, da ANI, e Ricardo Banha, da PRR.

Recomendadas

Sucesso das empresas da indústria dependerá dos “recursos humanos”

Ter a capacidade de reter talento será fundamental para o sucesso das empresas, consideram os participantes na conferência sobre “a aceleração exigida á indústria”, promovida pelo Jornal Económico e pela Multipessoal.

JE e Multipessoal promovem debate sobre a indústria

Digitalização e formação são entendidos como fatores críticos de sucesso e indispensáveis para a competitividade das empresas.

Desafios da indústria portuguesa são tema de debate

Conferência sobre “a aceleração exigida à indústria”, promovida pelo JE em conjunto com a empresa de recrutamento Multipessoal, contará com a participação de António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal; Luís Fernandes, CEP da Cimpor; Tiago Monteiro, diretor executivo da Microsoft Portugal; Pedro Vitorino, senior finance director da Farfetch; e André Ribeiro Pires, chief operating officer da Multipessoal
Comentários