[weglot_switcher]

INSA conclui que existem 1.405 mortes desde março por explicar

Ao jornal “Expresso”, o INSA considera que, mesmo sem mortes causadas pela Covid-19, total de óbitos está acima da média dos últimos 13 anos.
  • Hospital de Santa Maria
8 Agosto 2020, 10h32

Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ao jornal “Expresso“, este sábado, desde o final de março, mês em que foi detetado o primeiro caso de covid-19 em Portugal, e até ao início desta semana, o país registou 3.148 mortes a mais do que seria esperado tendo em conta a média dos últimos 13 anos. Subtraindo os 1.743 óbitos provocados pelo novo coronavírus, sobram 1.405 mortes por explicar.

O estudo que analisa este excesso de mortalidade só estará concluído no próximo ano, mas segundo o INSA, houve três períodos com uma mortalidade acima do normal: 30 de março a 12 de abril; 25 a 31 de maio; e 6 de julho a 2 de agosto.

Em relação ao primeiro, o departamento de epidemiologia admite que “a pandemia tenha sido a causa mais provável”, podendo tratar-se, pelo menos em parte, de mortes por covid que não foram contabilizadas como tal. Relativamente aos outros dois períodos, tanto o INSA como a Direção-Geral da Saúde responsabilizam, sobretudo, o calor.

A explicação, no entanto, não convence muitos especialistas, que culpam a diminui­ção do acesso aos serviços de saúde que poderá ter negligenciado outras doenças, com consequências fatais.

Vários médicos contactados pelo jornal “Expresso” confirmam o agravamento da situação clínica dos doentes, depois de meses de afastamento das consultas e dos tratamentos. Às urgências têm chegado pessoas “com elevada carga de doença”, denunciam.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.