[weglot_switcher]

INSA: Infeções, internamentos e mortalidade por Covid-19 mantêm tendência “estável” em Portugal

O relatório das linhas vermelhas da Covid-19 elaborado pelo INSA informa que o número de casos confirmados, internamentos em UCI e mortes por Covid-19 mantém uma tendência “estável”.
22 Outubro 2021, 17h23

A pandemia apresenta uma evolução “estável” em Portugal continental, tanto a nível de casos confirmados, internamentos em  Unidades de Cuidados Intensivos ( (UCI) e mortes associadas, isto segundo os dados apresentados pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) e divulgado esta sexta-feira.

De acordo com o relatório, o número de casos de Covid-19 internados em UCI no continente revelou uma tendência estável nos últimos 14 dias, correspondendo a 23% quando comparado com a semana anterior, altura em que se registou 22% das camas ocupadas do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.

Segundo o INSA, a estabilidade também se assiste no número de casos positivos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, que se assentou nos 91 casos a nível nacional. “Nenhuma região apresentou uma incidência superior ao limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes”, frisa a entidade.

Em nível “estável” estão também as infeções a nível nacional detetadas no grupo etário com idade superior ou igual a 65 anos e ainda o nível do R(t), que apresenta um valor igual ou superior a 1, “indicando uma tendência estável, mas crescente, na maioria das regiões, com exceção do Alentejo e Algarve que apresentam uma tendência decrescente (0,80 e 0,95 respetivamente)”.

Na mesma tendência está também a mortalidade por Covid-19, (9,4 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes), o que, explica o INSA, revela um impacto reduzido da pandemia em termos de mortalidade por Covid-19 (menor que 10 óbitos por milhão de habitantes em 14 dias)”.

Segundo o INSA, a variante Delta (B.1.617.2), originalmente associada à Índia, continua a ser a variante dominante em todas as regiões do país, com uma frequência relativa de 100% dos casos avaliados na semana de 4 a 10 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.