[weglot_switcher]

Inspetores do SEF convocam dois dias de greve

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai protestar nos próximos dias 24 e 25 de agosto contra a falta de recursos humanos e de uma resposta concreta do Ministério da Administração Interna.
4 Agosto 2017, 11h54

Não há inspetores suficientes, principalmente, no aeroporto de Lisboa. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procura encontrar respostas para o problema de escassez de recursos humanos, mas segundo o sindicado, em declarações ao Diário de Notícias, existe uma “ ausência de respostas concretas por parte da ministra da Administração Interna face às dificuldades públicas que afetam o SEF, nomeadamente em relação à admissão de recursos humanos e capacitação operacional do SEF”.

A greve está marcada para os dias 24 e 25 de agosto, uma quinta e sexta-feira, e segundo o sindicato terá a adesão da maioria dos inspetores. O pré-aviso foi feito esta sexta-feira em todos os postos de trabalho.

O sindicato acusa a ministra de falta de “capacidade política”, de não procurar negociar para uma resolução dos problemas e de agir “nas costas dos inspetores”, avançando com a apresentação em Conselho de Ministros, de uma Lei Orgânica que retira ao SEF “valências fundamentais para a segurança nacional”.

De acordo com os inspetores, citados pelo mesmo jornal, depois de uma tentativa de diálogo sem qualquer sucesso com a ministra, sem respostas concretas que “não se traduziram em decisões consequentes em matérias fundamentais para o funcionamento do SEF”, irão avançar com uma greve geral.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.