“The greatest leader is not necessarily the one who does the greatest things. He is the one that gets the people to do the greatest things”, Ronald Reagan

As exigências da liderança empresarial têm o seu máximo expoente nas empresas familiares – preparar a sucessão, garantir harmonia no seio da Família, preservar a saúde do negócio ou potenciar o nome da Família como uma arma estratégica são disso bons exemplos. Mas antes há que atender aos atributos base de liderança, na minha opinião cinco: Visão, Comunicação, Integridade, Inteligência Emocional e Capacidade de Decisão.

Se num líder alguns atributos são naturais, outros têm de ser trabalhados e para isso são necessários personagens modelo, exemplos a seguir. Se é frequente tomar nomes famosos do meio empresarial contemporâneo, há um terreno que oferece casos bem mais fortes, ricos e inspiradores: a História.

De monarcas magistrais a magnéticas figuras políticas ou religiosas, dezenas de grandes líderes moldaram sociedades e influenciaram para sempre o curso da Humanidade. Comungaram da conjunção dos cinco pilares de liderança, gozando de qualidades notáveis e invulgares que os destacaram dos seus contemporâneos, muitos dos quais convertidos em fiéis seguidores. E é reconhecendo as distintas naturezas destes grandes líderes e os contextos em que operaram que nos permite entender e apreciar a profunda influência que continuam a exercer nos dias de hoje.

Monarcas da Antiguidade Clássica

É difícil não destacar aqui Alexandre, o Grande e o seu pai Filipe II. Grandes estrategas militares com uma autoridade carismática, a sua visão, comunicação e capacidade de decisão marcou o destino de ambos, levando o filho a criar o maior império de sempre partindo do já poderoso legado do pai. Em Roma, Júlio César evidenciou um estilo de liderança com uma notável agregação dos cinco atributos que lhe permitiu transformar a república num império. Já Ciro, o Grande, fundador do Império Aqueménio, mostrou como a inteligência emocional também pode ser a chave para construir impérios, graças a um modelo de autonomia das províncias que garantiu paz e estabilidade em culturas tão diferentes como Egito ou Grécia.

Governantes da Idade Média ao século XIX

A eficácia de liderança em ambiente de conflito requer uma combinação de pensamento estratégico, coragem e capacidade de inspirar.

Líderes militares como Gengis Khan ou Napoleão Bonaparte exemplificaram a essência de uma liderança decisiva. Gengis Khan uniu as tribos mongóis e construiu um vasto império com conquistas militares implacáveis e táticas inovadoras. Napoleão evidenciou uma notável destreza militar com campanhas audazes, mas meticulosamente planeadas. Solimão, o Magnífico e Carlos Magno forjaram os seus impérios através do poderio militar, da diplomacia e da governança, assegurando a sua preservação com paz e estabilidade… Já no nosso tempo, Winston Churchill deixa um poderoso legado de resiliência sob pressão, demonstrando como a coragem, a determinação e a capacidade de comunicação  podem ser decisivos em conflitos complexos.

Mas as lições históricas de liderança não se extinguem em grandes monarcas ou governantes, vão muito para além disso. E está nessa amplitude a razão da riqueza da História como fonte de inspiração para os líderes de empresas familiares. Vejamos alguns casos.

Grandes líderes intelectuais, espirituais e religiosos

Filósofos como Sócrates ou o seu aluno Aristóteles destacaram-se pela sua visão e capacidade oratória e impactaram profundamente o pensamento ocidental com uma profundidade inédita. No campo da Fé, a História trouxe grandes líderes que disseminaram pensamentos profundos sobre a existência humana como Jesus Cristo, Buda ou mesmo Maomé. Qualquer deles demonstra o poder da orientação intelectual e espiritual, moldando o pensamento e o comportamento dos homens ao longo do tempo.

Os maiores líderes na transformação social e política

Contextos conturbados fizeram emergir ao longo da História personalidades únicas que lideraram movimentos de mudança social e política, personalidades como Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Abraham Lincoln, John F. Kennedy ou Martin Luther King entre tantos outros. Os seus legados são definidos pelo compromisso com a justiça, a igualdade e o ativismo não violento – mas os cinco atributos estão sempre bem presentes de forma vincada.

E o que pode o líder duma empresa familiar retirar afinal dos grandes líderes da História para se inspirar e fortalecer?

Não há dúvida que a riqueza do legado dos grandes líderes da História é amplificada pela diversidade do papel de cada um no Mundo e as suas experiências evidenciam bem as qualidades intrínsecas que possuem na orientação de nações e comunidades em complexos contextos de desafios e mudanças.

O exemplo dos grandes líderes da História é de facto uma perfeita fonte de inspiração que se deve materializar no estudo daqueles que um líder empresarial considera que mais o podem melhorar, enriquecer. Mas há acima de tudo três fatores que o líder da empresa familiar deve reter desta viagem.

  • Domínio dos cinco atributos de liderança
  • Personalidades com um impacto determinante e perene no tempo
  • Legados poderosos que deixam valiosas lições para as gerações futuras.

Por tudo isto, são sem qualquer dúvida os grandes personagens da História a melhor fonte de inspiração para um líder de empresa familiar vencer na sua sempre complexa missão empresarial e familiar.