Instagram: Hackers invadem contas de celebridades e roubam informações pessoais

Os hackers foram detetados num fórum clandestino enquanto trocavam credenciais e informações pessoais de contas de celebridades.

Mario Anzuoni/Reuters
Ler mais

O Instagram divulgou ontem que vários hackers têm explorado um bug na rede social que lhes permite obter as credenciais de utilizadores, incluindo de celebridades.

“Descobrimos recentemente que um ou mais indivíduos obteve acesso indevido a informações de contacto de utilizadores conhecidos do Instagram – especificamente endereço de e-mail e número de telemóvel – ao explorar um erro na API do Instagram. Não foram expostas palavras-passe de contas. Resolvemos o erro rapidamente e temos em andamento uma investigação”, pode ler-se no comunicado do Instagram obtido pelo The Verge.

Os investigadores da Kaspersky Lab descobriram que a vulnerabilidade está presente na versão móvel 8.5.1 do Instagram, lançada em 2016 (a versão atual é a 12.0.0). O processo de ataque é relativamente simples: utilizando uma versão desatualizada, os hackers selecionam a opção de repor a palavra-passe e intercetam o pedido utilizando um proxy de web. De seguida, escolhem uma vítima e enviam o pedido para o servidor do Instagram com o nome ou a identificação do alvo. O servidor, por sua vez, envia uma resposta JavaScript Object Notation com informações pessoais da vítima, incluindo dados como o e-mail ou o número de telemóvel.

Os ataques implicam um trabalho profundo: cada um tem de ser feito manualmente, uma vez que o Instagram utiliza cálculos matemáticos para prevenir hackers de pedirem os formulários de reposição de palavra-passe automaticamente.

Os hackers foram detetados num fórum clandestino enquanto trocavam credenciais e informações pessoais de contas de celebridades.

O Instagram, detido pelo Facebook Inc. já notificou todos os utilizadores de contas verificadas sobre o possível leak de informações de contactos e incentivou-os a terem cuidado com possíveis chamadas telefónicas, SMS ou emails de remetentes não conhecidos.

Relacionadas

‘Big Five’: Estas cidades são “rainhas” do Instagram

Desde Jakarta, a capital da Indonésia, a Madrid, em Espanha, pode conhecer as cidades mais populares nesta rede social.

8 formas de atrair os seus primeiros 250 mil seguidores no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais reputadas. Mas não é fácil ser escutado num espaço onde todos, pessoas e empresas, disputam a atenção. Experimente estas oito estratégias de mestre, largamente testadas, para aumentar os seguidores na sua conta de Instagram.
Recomendadas

Criptomoedas são reconhecidas apenas por 2% das empresas europeias

Empresas portuguesas não aceitam moeda digital como método de pagamento.

Receitas da Bizdirect crescem 18% para 34 milhões de euros

Com uma performance positiva de todas as suas unidades de negócio, as receitas da empresa tecnológica detida pela Sonae IM cresceram 18% nos primeiro semestre de 2018, com os negócios internacionais da empresa a contarem 9% da faturação

Como o ‘machine learning’ utiliza os nossos dados

A forma com os computadores aprendem através dos dados não difere da aprendizagem humana. Com mais dados e maior capacidade computacional, o machine learning consegue auxiliar o ser humano a desempenhar tarefas em pouco tempo. Banca, saúde, gestão de recursos humanos são apenas algumas aplicações.
Comentários