[weglot_switcher]

Integração de Cabo Verde no Sistema Económico Mundial visam Conhecimento, Investigação e Mar

O primeiro-ministro disse esta terça-feira, 8, que um dos propósitos da entrada de Cabo Verde no Sistema Economico Mundial é a integração em redes de conhecimento e de investigação, realidade que o Atlantic Interactions Research (AIR) Center permitirá ao país na área do mar.
9 Maio 2018, 10h10

Ulisses Correia e Silva fez estas considerações quando presidia ao acto de encerramento dos trabalhos do 3º Diálogo de Alto Nível do Atlantic Interactions Research (AIR) Center (Centro Internacional de Investigação do Atlântico), que se realizou esta segunda e terça-feira, na Cidade da Praia.

“Ao criarmos o Ministério da Economia Marítima numa forte articulação com o Ministério da Educação, o nosso objectivo é congregar as diversas acções e políticas que convergem de uma forma coerente e consistente para a criação do valor económico, científico e ambiental através do mar”, afirmou.

Para o chefe do Executivo cabo-verdiano, quando em Julho o arquipélago assumir a presidência da CPLP, vai levar o lema “Oceanos, Cultura e Pessoas” como forma de dotar a comunidade de uma agenda científica e tecnológica virada para os oceanos que compõem a língua portuguesa e orientada para aumentar o potencial de crescimento económico dos países.

“As pessoas pela razão óbvia da mobilidade, cultura pela língua, mas pela primeira vez, os oceanos aparecem como um tema central, tendo em conta uma agenda que queremos forte a nível da CPLP no que respeita aos oceanos, que banham os nossos territórios, no domínio económico e científico da investigação e da inovação”, precisou.

Tudo isso, acentuou, para que se partilha o conhecimento integrando na rede mundial de conhecimento e nas redes regionais, efetuando troca de experiencias entre países da CPLP, de forma a poderem potenciar, ainda mais, os níveis do conhecimento e exploração de todo o recurso que existe no mar.

Ulisses Correia e Silva, sublinhou ainda, que o pós-Cotonou, nas relações entre os ACP e a Africa deveria colocar o objectivo de integração dos países africanos em redes de conhecimento e partilha, como um domínio essencial para acelerar e dar sustentabilidade ao processo de desenvolvimento económico social e humano.

E porque o mar vai ser o grande impulsionador económico, científico e ambiental do país, o primeiro-ministro prometeu para Junho ou Julho uma resolução a ser aprovada no Conselho de Ministros e que irá definir todo o conteúdo do “Campos do Mar”.

O encontro de Praia deixou recomendações no sentido de os países encontrarem soluções para a protecção dos ecossistemas e sustentabilidade da exploração dos recursos, mitigação e adaptação às alterações climáticas, e energias renováveis com base no conhecimento, na investigação e tecnologia.

O AIR Center é uma iniciativa inter-governamental cujo objectivo é trazer o potencial do atlântico para a sociedade, promovendo soluções assentes no conhecimento para os desafios do atlântico e da sociedade global que requerem investigação inter-disciplinar e inovação em complexos sistemas de observação da terra, através de cooperação internacional.

O próximo encontro de trabalho de Alto Nível do Atlantic Interactions Research (AIR) Center terá lugar em Novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.